Na manhã de ontem, durante entrevista ao Jornal da Manhã, da Rádio RCC FM (95.3), a Prefeita de Sant’Ana do Livramento, Mari Machado (PSB), afirmou que o uso de máscaras passará a ser obrigatório a partir da publicação do novo decreto.
O anúncio das novas medidas está previsto para acontecer nesta quinta-feira, dia 7, às 16h, durante uma coletiva convocada pela chefe do Executivo Municipal. Entretanto, na referida entrevista, Mari adiantou sua decisão e explicou os motivos. “Estamos vendo uma curva ascendente do COVID no Brasil e nós estamos subnotificados. Não temos ainda os testes, estamos comprando, mas não vão chegar para testar toda a população. O Governo Federal vai enviar mais 2 mil testes, mas são destinados para testar apenas os idosos”.
Em sua fala, a chefe do Executivo ainda destacou a importância das medidas restritivas anteriores adotadas pelo seu governo. “Se hoje nós estamos com 23 casos, alguns do mês de março e outros do mês de abril, e muitos casos já aparecendo nos testes como curados, é porque nós fizemos uma restrição que hoje outros municípios estão fazendo.”
Quanto à fiscalização e as demais normas que serão estabelecidas, Mari não especificou o processo, entretanto, a justificativa para a decisão apresentada pela prefeita foi, segundo ela, visando diminuir o número de pessoas contaminadas. Isso porque, em casos extremos, caso haja a necessidade de internação e respiração assistida, o município não dispõe de leitos suficientes.
Mari encerrou a sua fala dando ênfase no uso correto do dispositivo. “Lá atrás eu pedi, agora eu vou determinar a obrigatoriedade do uso de máscaras. Mas não é como brinco, pendurada na orelha, não é no bolso, porque o bolso não pega COVID, a máscara é no rosto”, pontuou.
Texto: Murilo Alves
Foto: Matias Moura/AP