sáb, 12 de julho de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.07.25

Fake News – É falsa a informação de que motoristas seriam autuados se não esivessem utilizando máscaras

Circula nas redes sociais uma mensagem que diz que guardas municipais ou agentes da Polícia Militar estão multando quem dirige o carro sem máscara de proteção contra o coronavírus, e que isso configura uma infração que pode levar à perda de três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de multa. Essa notícia é falsa. Em Livramento, diversos leitores entraram em contato com a reportagem para confirmar a informação. Segundo alguns, receberam a mensagem via WhatsApp.

Cabe esclarecer que não é uma informação verdadeira. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), essa situação não é uma infração de trânsito.

“Não existe previsão legal para multa e perda de pontos na carteira de motorista no Código de Trânsito Brasileiro para esta situação, nem a partir de nenhuma regulamentação do Denatran ou deliberação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito, que regulamenta o Código de Trânsito Brasileiro)”, informa nota oficial do Denatran.

Foto: Arquivo/AP

 

General Hamilton Mourão através do Instagram

“Estive com a prefeita de Cruz Alta, Paula Facco, acompanhada do vice-prefeito, secretários e vereadores do partido @republicanosrs para entrega simbólica de R$500 mil em emendas ao município. Há previsão de liberação de outros R$548 mil para aquisição de máquina com o objetivo de contribuir para a agricultura local.”