qui, 8 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Polícia considera foragidos mais quatro suspeitos de matar bebê e ferir adultos em Porto Alegre

A Polícia Civil encerrou as buscas a mais quatro suspeitos envolvidos em um ataque que deixou um bebê morto e quatro adultos feridos há quase três meses na Vila Maria da Conceição, bairro Partenon, zona leste de Porto Alegre. A partir deste sábado (25), os investigados são considerados foragidos. Outras quatro pessoas foram presas sexta-feira durante operação do Departamento de Homicídios.

São considerados foragidos, segundo o delegado Guilherme Gerarhdt, titular da 1ª Delegacia de Homicídios: Hurinythan dos Santos Aparício, Gilberto Roldão Bueno (Foguinho), Ânderson da Luz Liscano (Alemão) e Ronaldo Brum da Silveira (Ninho). Os quatro estão com prisão temporária decretada e não foram localizados durante o cumprimento de oito mandados de prisão e 13 de busca durante ação policial de sexta-feira. Gerarhdt diz que eles e os outro quatro presos na operação — que contou com 75 agentes atuando na Capital, Viamão e Charqueadas — são investigados por apoio logístico e pelo ataque a tiros ocorrido durante a tarde de 2 de fevereiro.

— O Gilberto Bueno e o Ânderson Liscano são suspeitos de participar do fato diretamente e os outros dois de dar apoio logístico ao grupo porque integram a mesma organização criminosa  — ressalta Gerarhdt.

Ataque

Polícia Civil / Divulgação
Da esquerda para direita e de cima para baixo: Ronaldo, Ânderson, Gilberto e HurinythanPolícia Civil / Divulgação

O bebê de um ano, Emanuel Alessandro Costa dos Santos, foi morto após levar dois tiros. Dois homens e duas mulheres foram baleados. A mãe da criança chegou a pedir por clemência para um dos criminosos que desceu de um carro estacionado na Rua Paulino Azurenha e disparou várias vezes contra pessoas que estavam circulando pelo local. O crime ocorreu por volta de 17h30min.

Gerarhdt diz que os suspeitos pertencem a um grupo criminoso que ocupava o local até a morte do traficante João Carlos da Silva Trindade, o Colete. O traficante foi executado em 2017 dentro de casa no bairro Partenon, também na zona leste. Os integrantes da facção estavam tentando retomar o local, além de roubar drogas e armas de rivais. Outro objetivo era impor o medo aos moradores da Vila Maria da Conceição.

Informações sobre o paradeiro dos quatro foragidos podem ser repassadas pelos telefones 181 e 197 e pelo WhatsApp (51) 98444 0606.

Um áudio divulgado pela polícia mostra falas dos criminosos. Entre eles há apenados de Charqueadas, planejando o ataque:

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo