Pouco antes da primeira aplicação de cloro ativo pelas ruas de Sant’Ana do Livramento completar um mês, a Prefeitura anuncia uma nova fase de pulverização que deve iniciar na noite desta quarta-feira, dia 22. De acordo com as autoridades, a ação é uma das principais armas para o combate contra o Coronavírus (COVID-19).
A programação divulgada pelo Executivo municipal informa que a aplicação do Cloro estabilizado, que contém poder de desinfecção e elimina vírus, bactérias, algas, protozoários entre outros, inicia hoje e deve abranger a área central, local de maior concentração de pessoas.
O comunicado ainda explica que, ainda na área central, serão priorizados os bancos, casas lotéricas, rodoviária, hospitais e os bairros Hidráulica, Athenas, Jardins e Caqueiro. Já no dia seguinte, quinta-feira (23), a operação deve acontecer no lado oeste da cidade, passando pela av. João Pessoa, av. Hector Acosta, av. Saldanha da gama, rua Prefeito Sergio Fuentes e as áreas dos bairros Cerro do Museu, Registro, Santa Rita, Prado, Marim, Vila Julieta e Divisa.
Encerrando a primeira etapa da operação, na sexta-feira (24), serão desinfetados os bairros Vila Real, Vila Queirolo, Cordeiros, Vila Soares, Vila Santos, Passinho e outra porção da Divisa. No dia 27 será a vez das áreas do KM 5, Terracom, Simon Bolívar, Carolina, Alvorada, Wilson, Tabatinga e Parque São José serem pulverizados.
Na próxima semana, a partir do dia 28, serão contempladas as áreas do Bairro Industrial, Bela Vista, Cohab do Armour, São Paulo, Distrito Industrial e demais porções da Tabatinga, Wilson e Parque São José. O Planalto, Vila Kennedy, Vila Argiles, Jardim Europa, Fluminense, Vila Janete e Moisés Viana devem receber o produto no dia 29.
Para viabilizar toda a operação, serão utilizados seis tratores, seis pulverizadores e quatro pulverizadores costais, conhecidos popularmente como formiguinhas. A ação, promovida em conjunto pelas secretarias municipais de agricultura, saúde e trânsito, contará ainda com o apoio da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros.
Além da pulverização, o poder público ainda sugere que os cidadãos realizem a higienização da parte interna de suas residências, bem como de alguns utensílios e superfícies de uso comum. Para isso, a Prefeitura disponibilizou a receita caseira de uma solução que pode ser usada na desinfecção. A solução consiste em diluir 50g de sabão em pó em meio litro de água e aplicar nos locais desejados. Após um minuto, basta esfregar com uma vassoura ou escova.
Texto: Murilo Alves
Fotos: Matias Moura / Marcelo Pinto/AP