seg, 8 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Barão e Siñeriz Free Shop reabrem suas portas com horário diferenciado

Foto: Marcelo Pinto/AP

Comércio do lado uruguaio retomou o atendimento ao público nesta semana

O Barão e o Siñeriz Free Shop reabriram as suas portas nesta semana. Apesar de não haver determinação do governo, as demais lojas acompanharam o comércio uruguaio que resolveu suspender o atendimento ao público como medida preventiva contra o novo Coronavírus (Covid-19). Após cerca de um mês de portas fechadas, a maioria resolveu retomar suas atividades, ainda que com restrições.
Na cidade vizinha, não é obrigatório o uso de máscaras para entrar nos estabelecimentos, mas é importante que o público tenha consciência nesse momento.
O Barão Free Shop está retornando gradativamente. A loja abriu na véspera do feriado de Páscoa e a partir dessa quinta-feira (16) passa a funcionar em horário diferenciado com equipe reduzida. Neste sábado, fica aberto até as 16h e a partir da semana que vem o horário será readequado e divulgado. O acesso será somente pela Calle Agraciada, a fim de controlar o público e evitar aglomerações.

Além da pandemia, outro fator que prejudica a vinda de turistas é o dólar alto, para isso: “Estamos montando algumas estratégias, como por exemplo, operar com o valor do dólar abaixo do mercado. Temos promoções como “pague 5 e leve 6”, vários produtos com 20, 30, 40 e até 50% de desconto. Tentamos conscientizar que mesmo com o dólar alto, ainda assim muitos produtos valem a pena quando comparados ao preço final do mercado brasileiro. O valor de alguns produtos chegam a 30% de diferença.”

Agora a aposta das lojas é a chegada do inverno. “Com a chegada do frio, aumenta a procura por bebidas. O free shop é especialista em bebidas, com rótulos das mais variadas partes e culturas do mundo. Principalmente o vinho, que é muito consumido no inverno. Temos vinhos de todas as localidades: Chile, Argentina, Uruguai, todos de excelente qualidade”, comenta Fabrício. “Além disso, artigos de vestuário para o inverno, com muitas promoções de marcas como Santa Barbara e Tommy Hilfiger”, completa ele.
No Siñeriz Free Shop, por enquanto, o atendimento será somente na loja da avenida Sarandi, de segunda-feira à tarde a partir das 13h até sábado. Ou seja, estará fechado no domingo e segunda pela manhã. Horário de atendimento: Segunda das 13h às 17h e demais dias das 9h às 17h.

Foto: Marcelo Pinto/AP

Segundo a gerência da empresa, aos poucos as lojas devem voltar a abrir. Apesar de nunca terem estados proibidos de continuar com suas atividades, foi uma medida tomada pela empresa para proteger seus funcionários. “Não tínhamos como protegê-los, não tínhamos álcool em gel, luvas nem máscaras. Agora, contamos com todas as medidas de cuidados com nossos funcionários e também nossos clientes”, garantem.
Uma estratégia para combater a alta do dólar é trabalhar com a cotação bem abaixo da oficial. Enquanto o oficial está a R$ 5,24 no fechamento de sexta-feira, o Siñeriz opera com o dólar a R$ 4,49.

Além disso, o free shop oferece muitas promoções e bons preços em todos os setores, incluindo chocolates e bebidas que são muito procurados nessa época.
Todo momento de crise pode ser a oportunidade de crescimento e mudanças, com o objetivo de adaptação e desenvolvimento.

Hanelle Abot
[email protected]

Kátya Desessards: exemplos reais de sucesso e de lições aprendidas no ESG

Uma reflexão sobre o Certo… No ESG, tudo que a empresa faz precisa ser documentado publicamente. Muitos dirão: “mas isso qualquer empresa faz”. Eu replico: “Realmente deveriam, mas NÃO o fazem”. Entre as regras a serem seguidas e a realidade interna das empresas há um ‘limbo’ — ou até um ‘buraco negro’ — que suga as forças vitais daqueles profissionais ou funcionários que

Unipampa promove a 2ª Jornada Internacional Jurídica em comemoração aos 10 anos do curso de Direito

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está realizando nesta semana a 2ª Jornada Internacional Jurídica, reunindo acadêmicos, professores, egressos e convidados especiais para debater temas relevantes da área. O evento também marca uma data importante: os 10 anos do curso de Direito, autorizado em maio de 2015, e que teve sua primeira aula em 12 de agosto do mesmo ano.