seg, 14 de julho de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.07.25

Rosário do Sul ainda não possui pacientes com Covid-19 internados no hospital

Até o momento, não houve a solicitação de nenhum leito para atender casos de coronavírus no hospital de Rosário do Sul. Dos pacientes internados na UTI (todos de Rosário do Sul), nenhum testou positivo para o vírus. Ocorre que uma mulher residente da cidade de Itaqui foi transferida para o HCNSA com um caso grave de pneumonia atípica. Dois exames realizados na paciente resultaram negativos para Covid-19. A mulher, cuja idade não foi informada, faleceu no sábado (11).

A provedoria salienta que o hospital possui UTI porte dois, atende 90% pelo SUS e é referência clínica, sendo também retaguarda para coronavírus. Portanto, a casa de saúde estaria apta a receber pacientes diagnosticados, quando for necessário, pois é o Governo do Estado que regula os leitos. “Se, por ventura, lotem as UTIs de outras cidades que são referência, como Santa Maria, Porto Alegre, Passo Fundo e outros, Rosário do Sul tem condições de atender esses pacientes. Mas só em caso de saturação de sistema”, explicou Agripino Azambuja, provedor do hospital.

Além disso, a provedoria também destaca que trabalha com a transparência dos dados e que nunca uma informação vai ser omitida para a população. “O hospital tem uma equipe extremamente dedicada, competente e preocupada. Estamos adquirindo todos os EPIs necessários para os funcionários e para o melhor atendimento a todos os casos que por ventura venham a ocorrer”, acrescentou Azambuja.

O HCNSA possui oito leitos equipados, inclusive com equipamento para respiração, e há a previsão para receber mais cinco leitos completos do Governo do Estado.

Reportagem: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário
Foto: Renato Moraes / Gazeta de Rosário

Livramento respira a expectativa de novos Free Shops

O cenário do comércio na fronteira entre Brasil e Uruguai está prestes a vivenciar uma transformação significativa. Com a iminente abertura de três novos free shops em Sant’Ana do Livramento, prevista para outubro, a cidade gaúcha se posiciona como um novo polo para compras livres de impostos, historicamente dominado pela vizinha Rivera, no Uruguai. Essa expansão se soma a uma

RESUMO DE SEGUNDA-FEIRA – 14/07/2025

    Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais   FOLHA DE S.PAULO – Crise da tarifa causa abalo em plano de candidatura presidencial de Tarcísio   O GLOBO – Tarifaço de Trump ameaça aumento de exportações da indústria para EUA   CORREIO BRAZILIENSE – Lula monta estratégia para reagir ao tarifaço de Trump   O ESTADO DE S.PAULO