sáb, 30 de agosto de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Força de Cooperação penitenciária do Departamento Penitenciário Nacional visita presídio de Livramento

Força de Cooperação Penitenciária do Departamento Penitenciário Nacional
É composto por policiais Penais de todos os Estados do país, sob a Coordenação do DEPEN, em missão no Rio Grande do Sul.

coordenador institucional da Força de Cooperação, Policial Penal Federal Claudevan Costa.

Por solicitação do Governador do Estado, Eduardo Leite e do prefeito de Bagé, Divaldo Lara, houve, então uma articulação política com o Ministério da Justiça para que essa força pudesse atuar na região, no sentido de levar medidas preventivas ao sistema carcerário da região.
Essa Força de Cooperação, ligada ao departamento Penitenciário Nacional, atua sempre em situações de emergência, e situações de crise nos sistemas penitenciários de qualquer estado do Brasil. Ela foi criada para auxiliar os outros entes da federação em momentos de dificuldade, especificamente no sistema prisional.

Em Santana do Livramento, viemos em visita de reconhecimento e auxiliar os demais servidores da Susepe, na prevenção do Covid-19. Pois nesse momento de instabilidade social, por conta da pandemia, as pessoas presas e os próprios presídios requerem especial atenção e segurança. Atuamos em duas frentes: a orientação,prevenção e diagnóstico de possíveis fatores de contaminação, fazendo a orientação dos servidores dos presídios que estamos visitando, repassando orientações que recebemos dos profissionais de saúde durante nossos treinamentos. Além de atuar diretamente na segurança dos estabelecimentos prisionais, pois estamos prontos para intervir no presídio para restabelecer a ordem em casos de motins ou desordens que ameacem a integridade dos próprios presos ou a Segurança da sociedade.
O trabalho da Força de Cooperação Penitenciária do DEPEN é preservar vidas.

Abigeato é pauta de audiência pública da Assembleia Legislativa com apoio da Farsul, na Expointer

Nesta terça-feira (02), às 9h30, no auditório da Farsul, tem audiência pública para discutir a situação e impactos do abigeato no Estado. A audiência integra a agenda de eventos da Assembleia Legislativa RS e também da Federação da Agricultura do RS, na Expointer 2025. Além da direção da Farsul e de produtores rurais, estão convidados para o evento ministério da