seg, 14 de julho de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.07.25

Rebelião na Penitenciária de Livramento termina após quatro horas de negociação

Uma rebelião iniciada pouco antes das 16h deste domingo (29) provocou apreensão entre os familiares de presidiários e pessoas que residem nas proximidades da Penitenciária Estadual de Sant’Ana do Livramento.

De acordo com informações divulgadas pelas Forças de Segurança que atuaram durante a rebelião, tudo iniciou após um incidente envolvendo a guarda externa e os apenados. “Houve um motim e os guardas teriam usado balas de borracha para conter os detentos. Eles não concordaram com a forma adotada, e iniciaram a rebelião”, explicou uma das fontes.

Durante a manifestação, os presos subiram no telhado da Penitenciária, colocaram fogo em colchões e exigiram a presença do juiz responsável pela Vara Criminal do Município, Gildo Meneghello.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas. A Brigada Militar mobilizou o seu efetivo e preparou a Força Tática em frente a unidade prisional. Agentes da Polícia Civil também foram acionados. O juiz Gildo Menegehello também esteve no local e ouviu os detentos.

Após algumas horas de conversa e da atuação da Brigada Militar com uso de balas de borracha e bombas de efeito moral, a rebelião terminou. Pelo menos cinco detentos precisaram de atendimentos médicos, com escoriações. Ninguém se feriu gravemente.

Livramento respira a expectativa de novos Free Shops

O cenário do comércio na fronteira entre Brasil e Uruguai está prestes a vivenciar uma transformação significativa. Com a iminente abertura de três novos free shops em Sant’Ana do Livramento, prevista para outubro, a cidade gaúcha se posiciona como um novo polo para compras livres de impostos, historicamente dominado pela vizinha Rivera, no Uruguai. Essa expansão se soma a uma

RESUMO DE SEGUNDA-FEIRA – 14/07/2025

    Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais   FOLHA DE S.PAULO – Crise da tarifa causa abalo em plano de candidatura presidencial de Tarcísio   O GLOBO – Tarifaço de Trump ameaça aumento de exportações da indústria para EUA   CORREIO BRAZILIENSE – Lula monta estratégia para reagir ao tarifaço de Trump   O ESTADO DE S.PAULO