sáb, 10 de maio de 2025

Variedades Digital | 10 e 11.05.25

Rebelião na Penitenciária de Livramento termina após quatro horas de negociação

Uma rebelião iniciada pouco antes das 16h deste domingo (29) provocou apreensão entre os familiares de presidiários e pessoas que residem nas proximidades da Penitenciária Estadual de Sant’Ana do Livramento.

De acordo com informações divulgadas pelas Forças de Segurança que atuaram durante a rebelião, tudo iniciou após um incidente envolvendo a guarda externa e os apenados. “Houve um motim e os guardas teriam usado balas de borracha para conter os detentos. Eles não concordaram com a forma adotada, e iniciaram a rebelião”, explicou uma das fontes.

Durante a manifestação, os presos subiram no telhado da Penitenciária, colocaram fogo em colchões e exigiram a presença do juiz responsável pela Vara Criminal do Município, Gildo Meneghello.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas. A Brigada Militar mobilizou o seu efetivo e preparou a Força Tática em frente a unidade prisional. Agentes da Polícia Civil também foram acionados. O juiz Gildo Menegehello também esteve no local e ouviu os detentos.

Após algumas horas de conversa e da atuação da Brigada Militar com uso de balas de borracha e bombas de efeito moral, a rebelião terminou. Pelo menos cinco detentos precisaram de atendimentos médicos, com escoriações. Ninguém se feriu gravemente.