qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Fiscalização municipal é intensificada contra a disseminação do COVID-19

foto Marcelo Pinto/AP

Cerca de 40 servidores, com o apoio da BM, realizam patrulhas e atendem a denúncias da população

Como medida de combate ao coronavírus, o Executivo Municipal de Sant’Ana do Livramento publicou um decreto que, entre outras coisas, determinava que serviços que não fossem definidos como essenciais deveriam permanecer fechados. A decisão foi oficializada na última sexta-feira, dia 20.
Desde então, uma equipe com 40 servidores da Defesa Civil, das Secretarias de Trânsito, de Obras e da Fazenda, com o suporte da Brigada Militar (BM), percorre as ruas da cidade 24 horas por dia fiscalizando e fazendo cumprir o que diz o documento. A fiscalização acontece através de patrulhas e também por meio de denúncias, que já superam a marca de 600.
De acordo com o secretário Municipal de Planejamento e Coordenador da Defesa Civil, nos primeiros dois dias, sexta e sábado, a atuação foi apenas educativa, com o intuito de instruir os proprietários dos estabelecimentos. Já no domingo, o efetivo deu início às notificações. “Precisamos de resultados imediatos porque se trata de saúde pública. Não havia possibilidade de aguardar prazos, a ordem é de fechamento geral e quem não está obedecendo, está sendo multado’’, justifica Miguel Pereira.
Quanto às multas, Pereira explica que o procedimento inicia com a notificação do estabelecimento. Caso a orientação não seja cumprida, é aplicada uma multa de R$ 700,00. Em caso de reincidência, o valor chega à R$ 1.400,00. Se mesmo assim, ainda houver o descumprimento, a BM realiza a confecção de um termo circunstanciado e, em um caso extremo, pode deter o proprietário do estabelecimento por desobediência civil.
Até o fechamento desta edição, 15 locais haviam sido multados. “O que nós temos fiscalizado, na verdade são as aglomerações humanas. Pode ser supermercado, no campinho de futebol, onde for. O fechamento dos comércios visa a redução drástica da circulação de pessoas nas ruas, a finalidade é que as pessoas fiquem em casa para se obter êxito no isolamento social”, pondera Pereira.
Perguntado sobre a possibilidade da determinação de um toque de recolher, o Secretário disse que não há necessidade. “De acordo com a avaliação que nós temos até agora, do efeito das medidas na comunidade, não me parece necessário instituir o toque de recolher em Sant’Ana do Livramento. A comunidade está respondendo de maneira muito positiva”. Mas, mesmo assim ponderou: “Nós temos alguns bairros, por exemplo, o Armour e o Wilson que ainda mantém uma atitude um pouco irresponsável em relação ao isolamento social”.
As denúncias podem ser feitas de segunda a sexta-feira das 8h às 17h através dos telefones: (55) 3968-1126 e (55) 3968-1127. Nos finais de semana e após às 17h, o contato é pelo celular: (55) 99640-1804.

Murilo Alves
[email protected]

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con