qui, 8 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Ruas centrais de Livramento recebem “Fumacê” contra o mosquito da Aedes aegypti

A prefeitura iniciou na tarde de hoje (24), nos quadrantes das principais ruas do município, ruas Tiradentes, General Neto e Pinheiro Machado, o conhecido “Fumacê”. Que é uma desinfecção, onde é aplicado um veneno pulverizado para evitar a proliferação do mosquito da Dengue.

“Como tivemos um caso confirmado no município, estamos com o alerta ligado, estamos realizando o UBV Ultra Baixo Volume, o conhecido Fumacê, que mata os mosquitos adultos, evitando que o mosquito contaminado pique outras pessoas, faremos neste quadrante primeiramente, nas proximidades onde a mulher com caso confirmado mora”, comenta Leonardo Chuy.

Primeiro Caso

A pessoa que contraiu a doença é uma mulher que viajou recentemente para a cidade de Santa Maria e teria sido contaminada naquela cidade. Após chegar em Livramento, ela acabou passando mal e apresentando sintomas característicos de doença viral. O caso foi encaminhado para a Vigilância em Saúde que a encaminhou para exames, inicialmente de H1N1, que deu negativo e posteriormente ela foi submetida a outros testes que deram positivo para dengue.
Apesar de ser uma doença grave, a mulher foi medicada a tempo e não corre risco de morte. “Realmente, nós tivemos esse caso positivo de dengue e agora estão neste processo de investigação para saber como foi adquirida essa doença.

Conheça o mosquito

O Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue e da febre amarela urbana. Menor do que os mosquitos comuns, é preto com listras brancas no tronco, na cabeça e nas pernas. Suas asas são translúcidas e o ruído que produzem é praticamente inaudível ao ser humano.

Em média, cada mosquito vive em torno de 30 dias e a fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos. Se forem postos por uma fêmea contaminada pelo vírus da dengue, ao completarem seu ciclo evolutivo, transmitirão a doença. Estudos demonstram que, uma vez infectada – e isso pode ocorrer numa única inseminação –, a fêmea transmitirá o vírus por toda a vida, havendo a possibilidade de, pelo menos, parte de suas descendentes já nascerem portadoras do vírus.

Fotos Marcelo Pinto

Texto João Victor Montoli/ Ministério da Saúde

Reportagem Cleizer Maciel

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo