seg, 20 de outubro de 2025

Variedades Digital | 18 e 19.10.25

Moradores relatam falta de manutenção na passagem de pessoas na rua Valter Piegas

Pinguela utilizada pelos moradores não recebe reparo há mais de cinco anos

A “ponte”, se é que assim pode ser chamada, é uma passagem de pedestres e até de algumas motos por uma pinguela localizada no final da rua Valter Piegas. O local é utilizado como uma via alternativa para os moradores da vila São Francisco deslocarem-se em direção ao trevo da avenida Brasília.
A moradora Luiza Severo destacou o problema que passa diariamente para levar seu filho até a escola (antes da suspensão das aulas por determinação da Prefeitura): “Olha só o estado desta ponte. As crianças passam aqui, diariamente, para irem até a escola. A ponte está com várias madeiras faltando, partes quebradas, pregos com as pontas expostas e sem falar no pastiçal que está se formando ao redor. Tenho medo de que algum dia eu passe aqui e algum animal peçonhento me pique”, conta.
Outro ponto destacado por Luiza é um lixão que está sendo formado pelos moradores com o descarte irregular de resíduos nas cercanias da pinguela: “Além de todo o problema com a estrutura da ponte, têm alguns moradores aqui da rua e dos arredores que estão jogando lixo de qualquer maneira. O caminhão passa aqui três vezes por semana e mesmo assim o pessoal descarta lixo que poderia muito bem ser colocado para a coleta da empresa responsável. É uma falta de respeito imensa com quem realmente utiliza esse caminho e mora nos arredores.
Tentamos o contato com Secretário de Obras da cidade, porém, como o município está passando por um momento delicado com o primeiro caso confirmado de coronavírus, a orientação de todos os serviços que não forem julgados essenciais pelo Poder Executivo, não serão realizados neste primeiro momento, e neste caso estamos nos referindo ao conserto da ponte. Mas assim que for evitada a pandemia, será retomado o cronograma normal, bem como suas atividades.

João Victor Montoli
[email protected]

Por Abdon Barretto Filho: Abdon Barretto Filho foi indicado como finalista do Digital Transformation Awards 2025

Abdon Barretto Filho é Economista, Mestre em Comunicação Social especializado nas aplicações da Economia, Comunicação e Marketing nas Cidades (City Marketing), Empresas e Entidades, incluindo a Economia do Turismo, Marketing Turístico, Marketing de Relacionamento, Desenvolvimento de Novos Negócios, entre outras atividades. Nascido na Bahia e radicado no Rio Grande do Sul desde 1983, tem contribuído nos setores privados e públicos,

Por Jerônimo Goergen: O fortalecimento do setor cerealista brasileiro

  O setor cerealista brasileiro vive um novo momento. De Norte a Sul do país, empresas que atuam na originação, armazenagem, beneficiamento e comercialização de grãos consolidam seu papel estratégico dentro do agronegócio nacional. Depois de anos lutando por reconhecimento e condições justas de concorrência, o segmento conquistou um espaço que há muito tempo merecia ocupar. Tivemos avanços significativos. Um