qui, 1 de maio de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Livramento registra primeiro caso de Dengue no município

Segundo informações repassadas pela vigilância em saúde, o teste de uma mulher que viajou para Santa Maria deu positivo para dengue

O chefe da Vigilância em Saúde, Leonardo Chuy, confirmou, em entrevista ao Jornal A Plateia nesta semana, o primeiro caso de dengue no município em 2020. Segundo ele, a pessoa que contraiu a doença é uma mulher que viajou recentemente para a cidade de Santa Maria e teria sido contaminada naquela cidade. Após chegar em Livramento, ela acabou passando mal e apresentando sintomas característicos de doença viral. O caso foi encaminhado para a Vigilância em Saúde que a encaminhou para exames, inicialmente de H1N1, que deu negativo e posteriormente ela foi submetida a outros testes que deram positivo para dengue.
Apesar de ser uma doença grave, a mulher foi medicada a tempo e não corre risco de morte. “Realmente, nós tivemos esse caso positivo de dengue e agora estão neste processo de investigação para saber como foi adquirida essa doença. Se foi autóctone, se ela foi adquirida em nosso município ou se ela é importada. A medida que estão tomando é que sempre que aparece um caso positivo são realizados procedimentos de praxe no entorno da área onde existe o foco ou a pessoa infectada. A recomendação é que se faça uma varredura no entorno de até 100 metros do local e em todas as residências para eliminação dos focos ou criatórios. Com este caso positivo nós iremos realizar inclusive uma pulverização na área com o objetivo de eliminar o mosquito transmissor” disse.
Segundo Leonardo a grande preocupação daqui para a frente é saber se o vírus está em circulação no município. “Por isso estamos realizando todos os procedimentos corretos. Até para saber se existem mais pessoas contaminadas. O nosso trabalho fica um pouco complicado neste período por causa de toda essa preocupação com o coronavírus. Tudo muito novo ainda, mas nós estamos no adaptando. A cada dia surgem novos protocolos de atuação, então, as nossas equipes irão continuar realizando a visitação em residências e neste sentido pedimos que a população nos ajude evitando a proliferação do mosquito. Eliminando todo o tipo de água parada”.
Embora a cidade esteja infestada pelo mosquito Aedes aegypti em vários bairros, não há motivo para pânico segundo o chefe da vigilância pois ainda não apareceu nenhuma pessoa infectada que não tenha viajado para outros lugares. “Se houvesse a circulação do vírus destes mosquitos alguma pessoa já teria sido infectada de forma local “.
Para mais informações a população pode entrar em contato com a Vigilância em Saúde pelo fone – 3968-1181

Matias Moura
[email protected]

Francisca Harden

No coração da segurança pública, uma mãe que inspira e protege dentro e fora de casa