sáb, 25 de outubro de 2025

Fronteira adota medidas de prevenção ao COVID-19

O novo Coronavírus chega à região gerando muitas dúvidas aos fronteiriços, por isso produziu-se um caderno com todas as respostas aos leitores

Depois de algumas semanas apenas como plateia, Sant’Ana do Livramento e Rivera passaram a atuar contra o Coronavírus, doença provocada pelo COVID-19. Entre várias medidas de segurança estão alterações no cotidiano dos santanenses e riverenses que são intrínsecas à cultura da Fronteira da Paz: o encontro de pessoas em praças, clubes e – principalmente – na avenida João Goulart; o não compartilhamento do chimarrão, além do fechamento de escolas e lojas.
A entrada de turistas em uma das cidades que mais os recebem no Rio Grande do Sul também foi proibida. Vans, ônibus e micro-ônibus são barrados já nas rodovias estaduais pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana. O bloqueio foi determinado em um decreto de calamidade pública, publicado pela prefeita interina Mari Machado (PSB).
Todas as mudanças são para cumprir com o momento de fazer esse esforço para seguir todas as recomendações e cumprir com as proibições adotadas pelos decretos do Município, Estado e União. A rapidez adotada pelas lideranças políticas destoa bastante daquelas adotadas em países da Europa.
Durante a semana, a Rádio RCC FM teve a oportunidade de fazer entrevistas com santanenses que estão na Itália, Alemanha e Estados Unidos. Os relatos dão conta exatamente sobre a rapidez na qual vem aumentando os casos suspeitos e os óbitos. Nesses países, os números só crescem e no Brasil não é diferente.
A espécie de toque de recolher solicitada pelos governantes só reforça a antecipação do que deve ser feito em meio a essa pandemia mundial. Em Livramento, a Santa Casa de Misericórdia preparou alguns leitos para o atendimento de pessoas que testarem positivo ao COVID-19, mas não será suficiente para todos os pacientes, caso os dados sejam parecidos com o de outros Estados e Municípios, daí a necessidade de seguir as recomendações.
Nesta edição, o Jornal A Plateia preparou este suplemento de oito páginas para apresentar aos nossos leitores formas de prevenção ao Coronavírus e deixar claro o que deve, ou não, ser feito pelos cidadãos.

Jovens do Partiu Futuro Reconstrução chegam em Valência para segunda parte da missão internacional

Os cinco jovens gaúchos do programa Partiu Futuro Reconstrução chegaram nesta sexta-feira (24) a Valência, na Espanha, para dar continuidade à missão internacional de aprendizado e troca de experiências. Após quatro dias de intensa agenda em Barcelona, o grupo segue ampliando conexões e acumulando vivências que fortalecerão ações de transformação nos territórios atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

TCE-RS aponta irregularidades em transporte escolar no município de Fontoura Xavier

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), em análise ao relatório do Serviço Regional de Auditoria de Passo Fundo (SRPF), concedeu tutela de urgência apontando irregularidades no sistema de transporte escolar do Executivo Municipal de Fontoura Xavier. A decisão destaca falhas graves e atuais que comprometem a segurança dos alunos e a regularidade da execução contratual, além de indicar sérios