seg, 15 de julho de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 13 e 14.07.24
Aplateia Digital | 13 e 14.07.24

Última Edição

Seminário Regional da 18ª Região Tradicionalista acontece no CTG Presilha do Pago

O evento debaterá sobre sustentabilidade e as novas gerações

Neste sábado, 7 de março, a 18ª Região Tradicionalista realiza evento em Sant’Ana do Livramento. O Seminário Regional trará os 12 municípios da região para debater sobre: “MTG, Sustentabilidade e as Novas Gerações – Plantando Sementes para Construir o Amanhã”, a fim de seguir o tema anual do Movimento Tradicionalista Gaúcho.
As atividades acontecerão no CTG Presilha do Pago, das 8 às 12h e das 13h30min às 17h. O evento terá várias palestras e atividades culturais. O almoço terá custo de R$10,00 e é aberto ao público em geral – não é preciso ir pilchado.
O seminário é organizado pelas prendas regionais Renata Lemes (1ª Prenda Juvenil), Júlia Modernel (2ª Prenda Juvenil), Monique Padilha (1ª Prenda Infanto-Juvenil) e os peões Arthur do Couto (1º Piá Farroupilha) e Lourenço Pereira (1º Guri Farroupilha), terá a presença dos autores do tema anual do MTG, Lucas Oliveira e Hellen Teixeira, 1ª prenda da 5ª RT, que falarão sobre o mesmo, além da participação de Sérgio Levy, do Movimento Nacional dos Meninos e Meninos de Rua e o grupo Recicler Armour, de Sant’Ana do Livramento.
Qualquer informação pode ser esclarecida através do telefone de Renata Lemes (55) 984257600.

Sobre a programação
8h – Recepção e Credenciamento
9h – Resgate de Projetos Ambientais, com Júlia Modernel (2ª Prenda Juvenil da 18ª RT)
9h30 – Introdução ao tema Sustentabilidade, com Lourenço Pereira (1º Guri Farroupilha da 18ª RT) e Renata Lemes (1ª Prenda Juvenil da 18ª RT)
10h – MTG, Sustentabilidade e as Novas Gerações – Plantando Sementes para Construir o Amanhã, com Lucas Oliveira e Hellen Teixeira, autores do tema anual do MTG
11h – Empatia – Ser Social, com Sérgio Levy, membro do MNMMR – Movimento Nacional dos Meninos e Meninas de Rua
12h – Intervalo para almoço
13h30 – Retomada das atividades
14h – Momento Cultural, com a encenação “Flores na Estrada”, com Arthur do Couto (1º Piá Farroupilha da 18ª RT)
15h – Reciclar é Preciso!, com o Grupo Recicler Armour
16h – Intervalo para o café
17h – Encerramento das atividades

1ª Prenda Juvenil da 18ª RT
Renata Lemes Farias, 17 anos, é a 1ª Prenda Juvenil da 18ª RT – no período de 2019 a 2020. Está há três anos representando o CTG Presilha do Pago. Dançou por dois anos na entidade e foi convidada para participar da Ciranda Regional de Prendas. “Era um sonho antigo que eu tinha. Há muito tempo gostaria de ser prenda regional e com apoio de todos, no ano passado, conquistei esse título que não é somente um pedaço de couro ou uma faixa. Representa as pessoas que me ajudaram a chegar até o meu objetivo”, destaca.
A prenda realiza atividades culturais, promove eventos e também visita escolas. “Estou à disposição da comunidade para visitar escolas, por exemplo, e realizar qualquer trabalho cultural onde eu for chamada”, diz.
Além disso, Renata afirma que ser prenda é desafio, é encorajamento e amor pela causa. Ainda ressalta que a mulher vem conquistando seu espaço na sociedade e também no meio tradicionalista. “A mulher gaúcha, não só a prenda, mas também a que atua no campo é tão importante quanto outras. Todas nós merecemos essa valorização pelo trabalho que realizamos. Não é necessário holofotes, mas é sempre bom que tenhamos essa valorização tanto na área cultural, artística, campo, agricultura ou lides campeiras. A mulher é o esteio do homem também, então nós merecemos ser reconhecidas sempre”, finaliza.

Lauren Trindade – [email protected]