qui, 10 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Com 110 anos de história, Cotribá inicia atividades em Sant’Ana do Livramento

Em uma reunião de negócios e almoço festivo, o presidente da cooperativa apresentou os planos de expansão para a região.

Crescimento e expansão territorial fazem cada vez mais parte do cotidiano dos cooperados da Cooperativo Agrícola de Ibirubá. Fundada há mais de cem anos, a Cotribá movimenta a economia de Ibirubá-RS, região e outros municípios do estado. Com um armazém em Rosário do Sul, Arroio Grande e Jaguarão, a cooperativa virou sinônimo de expansão. No dia 26 de dezembro de 2019, mais duas unidades foram alugadas, uma em Ibirubá e outra em Sant’Ana do Livramento, há 427 km de Ibirubá.
Na manhã dessa sexta-feira (6), a diretoria da entidade reuniu produtores, associados, e representantes do mercado agrícola na sede da cooperativa em Livramento que fica localizada às margens da BR 158 para apresentar seu plano de negócios. Durante o evento, o presidente da Cotribá, Celso Leomar Krug, falou aos convidados e apresentou um breve histórico das atividades da cooperativa que possui mais de 100 anos de atuação. Para ele, o momento é de comemorar o início das atividades na fronteira com o Uruguai, onde a pretensão nos próximos anos é de contribuir para o desenvolver das atividades agrícolas em parceria com os produtores.
Segundo o presidente Celso, a ideia é expandir os negócios pelo estado, e dar uma assistência melhor aos cooperados que deixam os grãos armazenados de um ano para o outro, o chamado ‘desfalque de passagem’. “Temos que ter um espaço para ajudar o produtor, fizemos uma negociação de alto nível com as cereais Werlang. Essa negociação veio em boa hora, vamos trabalhar com muita seriedade, expandindo e recebendo mais produtos na nossa cooperativa”.
A riqueza de espaços abertos em regiões da fronteira, que são propensas a desenvolver a cultura de soja, e a diminuição dos gastos com fretes, são alguns dos fatores que motivam a expansão da Cotribá em outras regiões. Segundo o presidente, a ideia é trabalhar de uma forma tranquila, que não precise ter o trabalho de transportar a soja durante a colheita, o que gera mais gastos. Armazenar os grãos, e na chamada ‘entressafra’ iniciar o transporte ao porto de Rio Grande, é uma forma de trabalho positiva.
Em 2019, o faturamento da cooperativa chegou a 1 bilhão e 300 milhões de reais, o objetivo neste ano, segundo o presidente Celso é, além de manter esse faturamento para mais, aumentar o número de associados, estender o projeto da agricultura familiar e diversificar as atividades.

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade. Então é inadmissível que o governo Lula possa ter a pachorra de dizer que foram pegos de surpresa… Ora, o Brasil não tem uma embaixada nos EUA? O Brasil não tem uma ABIN? Em verdade, o Brasil do governo Lula III, conspirou abertamente contra o

General Hamilton Mourão através do Instagram

O vídeo divulgado pelas redes oficiais do governo Lula, em que áreas da Ucrânia são anexadas à Rússia, viola por completo o equilíbrio que sempre pautou a diplomacia brasileira. O conteúdo deixa claro como o governo de turno “enxerga” as relações internacionais. Alguém deve alertar o presidente Lula da máxima: um país não tem amigos, mas interesses.