seg, 8 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Brigada abre inquérito para apurar morte de Uruguaio em Livramento

Por João Victor Montoli

O Comandante do 2º RPMon de Sant’Ana do Livramento, comentou sobre a ação da brigada militar que resultou na morte de Esteban Sanchez Fierro, que estava armado teria iniciado uma briga em via pública nas proximidades da Avenida João Goulart e durante abordagem da Brigada Militar ele teria sacado uma arma de fogo, sendo alvejado por três disparos.

Glademir Otero, falou sobre a ação da noite deste domingo (1º): “A Brigada Militar foi acionada após receber um chamado de uma briga em próximo à um plantão de bebidas na esquina da Thomaz Albornoz com a João Goulart. Segundo o chamado, o cidadão (Esteban) estava em vias de fato e sacou um revolver calibre .22, de fabricação argentina, e acertou algumas coronhadas em um dos participantes da briga e acionou o gatilho duas vezes, com a arma não disparando”.

“A guarnição da BM  chegou e recebeu a informação de que um dos indivíduos envolvidos nesta briga estava com uma arma de fogo. Um dos nossos policiais que estava em serviço realizou o acompanhamento do suspeito e tentou abordá-lo e pediu para que ele entregasse a arma, este pedido foi realizado várias vezes. O indivíduo (Esteban), apontou a arma para a guarnição em serviço e acionou o gatilho duas vezes, visto que foi realizado a tentativa de disparos contra a guarnição, a reação da brigada foi atirar novamente. Um tiro acertou no quebra mato do revolver, e outros três disparos no individuo. Após a contenção, foi visto que a arma estava com seu tambor vazio”, completa Otero.

Os próximos passos será Instauração de inquérito, tanto cível quanto militar, as armas foram apreendidas para realização da perícia e o local também foi vasculhado pelos agentes do IGP. Os policiais envolvidos na ação permanecerão na ativa.

Kátya Desessards: exemplos reais de sucesso e de lições aprendidas no ESG

Uma reflexão sobre o Certo… No ESG, tudo que a empresa faz precisa ser documentado publicamente. Muitos dirão: “mas isso qualquer empresa faz”. Eu replico: “Realmente deveriam, mas NÃO o fazem”. Entre as regras a serem seguidas e a realidade interna das empresas há um ‘limbo’ — ou até um ‘buraco negro’ — que suga as forças vitais daqueles profissionais ou funcionários que

Unipampa promove a 2ª Jornada Internacional Jurídica em comemoração aos 10 anos do curso de Direito

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está realizando nesta semana a 2ª Jornada Internacional Jurídica, reunindo acadêmicos, professores, egressos e convidados especiais para debater temas relevantes da área. O evento também marca uma data importante: os 10 anos do curso de Direito, autorizado em maio de 2015, e que teve sua primeira aula em 12 de agosto do mesmo ano.