sex, 5 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Elas comandam os dois lados da Fronteira

São tantos significados descritos em apenas uma foto que podemos abrir várias linhas de pensamento. A primeira delas é o fato de duas mulheres estarem no comando da Fronteira da Paz, acontecimento nunca antes registrado. Nas últimas décadas muito se falou na inserção da mulher na política brasileira e no Uruguai não é diferente.
Inúmeras variáveis podem ter culminado para o momento único, mas o empenho e a dedicação dessas duas mulheres certamente estão acima de todas as mudanças ocorridas para que elas estivessem na condução dos trabalhos em Sant’Ana do Livramento e Rivera.

A Intendente Departamental de Rivera, professora Alma Galup Migliarini e a prefeita de Livramento, professora Mari Machado, participaram, nessa sexta-feira (28), do evento de hasteamento das bandeiras brasileira e uruguaia, no Parque Internacional, em alusão ao aniversário da praça que é um marco de união de dois países durante a Segunda Guerra Mundial.
Para Alma, a troca das bandeiras significou muito mais que uma comemoração. “Senti um orgulho enorme de ser mulher e estar onde estou, pois nunca imaginei esse momento”, disse ela à coluna em um tom bastante emocionado.

“É um simbolismo muito especial de paz e integração entre dois povos, dois países irmãos. Foi uma feliz oportunidade realizar a solenidade de troca dos pavilhões dos dois países em um momento em que duas mulheres estão à frente do executivo de ambas as cidades e trazem para seus governos a sensibilidade do olhar feminino”, lembrou a prefeita Mari Machado.
Os três planos do parque significam liberdade, igualdade e fraternidade, sentimentos presentes durante a cerimônia. “Eu senti exatamente isso durante o evento. Foi muito incomum, acho que tanto eu quanto a prefeita Mari estávamos unidas no mesmo sentimento, pois mesmo com dois povos distintos e com países de soberanias distintas a cidade é como uma só”, classificou Alma.
“Agradeço a todas as autoridades civis e militares que estiveram prestigiando o evento e, muito especialmente, ao fato de poder, junto com a intendente Alma Galllup, marcar a presença feminina em um espaço de poder como a prefeitura e a intendência do lado de Rivera. Que esse momento inspire outras mulheres e a também ocuparem espaços na política”, finalizou.

Búsqueda “desesperada” en Uruguay de 2 menores “secuestrados” por su padre

Los menores fueron retirados a la fuerza por su padre desde su hogar, ubicado en calle Santa Rita Nº 1126, barrio Hipódromo de la ciudad de Mercedes, el miércoles 3 de setiembre Francisco vestía un pantalón de pijama azul con puños blancos, sin más datos disponibles. Alfonsina vestía un pantalón negro con corazones y un buzo blanco, sin más datos

Auditora do TCE-RS é selecionada para integrar conselho da ONU

  A auditora de controle externo Andréia de Oliveira dos Santos, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), foi selecionada para integrar o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), colegiado responsável por fiscalizar a aplicação de recursos destinados a fundos e programas da organização internacional. Andréia, com graduação em Ciências Atuariais e experiência consolidada

Justiça suspende uso do herbicida 2,4-D na Campanha e alerta para riscos à fruticultura

Uma decisão da Vara do Meio Ambiente determinou a suspensão temporária do herbicida hormonal 2,4-D na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. A medida, assinada pela juíza Patrícia Antunes Laydner, atende a uma preocupação antiga de agricultores e pesquisadores, devido à deriva da substância — que pode alcançar lavouras a até 30 quilômetros de distância — e aos