qui, 4 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Ecoponto – Empresa trabalha há mais de 15 anos com recolhimento de pneus

Somente nesta semana a empresa recolheu mais de 18 toneladas de pneus usados e encaminhou para a reciclagem

Instalado na BR 293, próximo à piscina Santa Rita, está localizado o Ecoponto que há mais de 15 anos vem contribuindo para a retirada de pneus do meio ambiente. Segundo o empresário Pedro Velasquez, que idealizou o projeto, em todos esses anos de trabalho já foram recolhidas centenas de toneladas de pneus de todos os tipos e tamanhos, prestando assim um importante serviço para a comunidade.

Um trabalho silencioso que viu no descarte de pneus uma oportunidade de negócio além de contribuir com a limpeza do meio ambiente. Velasquez comenta que a ideia surgiu quando um de seus filhos faziam uma pesquisa para um trabalho na universidade e ele se interessou sobre o tema e foi pesquisar mais sobre o descarte de pneus. A partir desse fato o empresário pegou um carro próprio e saiu pelas ruas a recolher este tipo de material, ao longo do tempo, conseguiu adquirir a área onde atualmente é localizado o Ecoponto que hoje se tornou uma referência para toda a região e para o norte do Uruguai. “Faz então 15 anos que a gente está trabalhando, e 10 que estamos cadastrados na ANIP (Associação dos Pneumáticos) para o recolhimento de pneus inservíveis que são aqueles que vem de borracharia, center, de veículos particulares. Nós recebemos aqui também pneus de estancieiros que estão conscientizados sobre este mosquito transmissor da dengue. Então, o Ecoponto é uma parceria que a gente tem há 14 anos com a prefeitura, onde nós temos a responsabilidade de receber e dar o destino final a esses materiais. Nós temos também as empresas parceiras que são as compradoras desse material como é o caso da Votorantim onde o pneu passa por um processo e é utilizado no cimento para dar liga, mas também existem aqueles com bom estado que podem ir para a recapagem. Mas o nossos foco mesmo é trabalho com o lixo, nesta semana nós tiramos 18 toneladas”.

Segundo o empresário é necessário que as pessoas tenham consciência da importância de fazer o descarte correto dos pneus. “Imagina, todos nós precisamos fazer a nossa parte; um pneu de caminhão, por exemplo, consegue armazenar aproximadamente 20 litros de água. Cada fêmea de mosquito consegue colocar até 200 ovos por vez, aí tu podes ter uma base como ele se prolifera rápido. É claro que o problema não está somente nisso, nós temos buscado, por exemplo, pneus no Batuva, na costa de cerros e arroios, avenidas e embaixo de pontes. E isto é muito perigoso porque a nossa região, linha de fronteira, está infestada por esse mosquito. Por isso, o nosso compromisso é maior ainda em contribuir com o meio ambiente e com a saúde das pessoas.

Búsqueda “desesperada” en Uruguay de 2 menores “secuestrados” por su padre

Los menores fueron retirados a la fuerza por su padre desde su hogar, ubicado en calle Santa Rita Nº 1126, barrio Hipódromo de la ciudad de Mercedes, el miércoles 3 de setiembre Francisco vestía un pantalón de pijama azul con puños blancos, sin más datos disponibles. Alfonsina vestía un pantalón negro con corazones y un buzo blanco, sin más datos

Auditora do TCE-RS é selecionada para integrar conselho da ONU

  A auditora de controle externo Andréia de Oliveira dos Santos, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), foi selecionada para integrar o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), colegiado responsável por fiscalizar a aplicação de recursos destinados a fundos e programas da organização internacional. Andréia, com graduação em Ciências Atuariais e experiência consolidada

Justiça suspende uso do herbicida 2,4-D na Campanha e alerta para riscos à fruticultura

Uma decisão da Vara do Meio Ambiente determinou a suspensão temporária do herbicida hormonal 2,4-D na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. A medida, assinada pela juíza Patrícia Antunes Laydner, atende a uma preocupação antiga de agricultores e pesquisadores, devido à deriva da substância — que pode alcançar lavouras a até 30 quilômetros de distância — e aos