qui, 10 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Biblioteca Pública de Livramento celebra 77 anos de atividades

Estado atual do prédio preocupa usuários

Inaugurada em 26 de fevereiro de 1943, a Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa, antes da internet e todas suas facilidades, era o principal local de pesquisas para trabalhos escolares e de faculdades. Com uma gama considerável em seu acervo, as pesquisas não eram tão rápidas como atualmente, mas igualmente enriquecedoras, o folhar de páginas, a sensação de abrir um livro praticamente novo é muito melhor do que as pesquisas atuais na internet.

A Biblioteca Pública funciona das 7h30min às 17h30min, atualmente recebe poucos visitantes devido as pesquisas se tornarem praticamente instantâneas com o uso dos smartphones e computadores. Falando em computadores, o local possui três máquinas que podem ser acessadas por qualquer pessoa, respeitando o limite de 45 minutos por usuário.
Além dos pontos positivos, infelizmente, após 77 anos de muitas histórias para serem contadas, o prédio está com problemas de infiltração nas paredes, banheiros interditados, vidraças quebradas e falta de pintura. Em 2013, o então prefeito Glauber Lima (PT), em entrevista ao Grupo A Plateia, informou que seria realizado um projeto de revitalização do espaço, até o final daquele ano, o que não se confirmou. O local praticamente está abandonado, com uma média de 15 visitantes por dia, o local está caindo no esquecimento.

Seu companheiro de aniversário, o Parque Internacional, também celebrou a mesma idade. A reportagem tentou o contato com a atual administração, com o Secretário Cristiano Cesarino, que informou estar com sua agenda lotada e que iria comentar sobre o assunto na próxima semana.
Enquanto o problema não é solucionado, o prédio continua se deteriorando com a umidade e falta de manutenção, e o seu acervo vai-se perdendo para o mofo e deixando os saudosistas, que em seu tempo de colégio realizavam seus trabalhos e pesquisas neste local, mais tristes.

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade. Então é inadmissível que o governo Lula possa ter a pachorra de dizer que foram pegos de surpresa… Ora, o Brasil não tem uma embaixada nos EUA? O Brasil não tem uma ABIN? Em verdade, o Brasil do governo Lula III, conspirou abertamente contra o

General Hamilton Mourão através do Instagram

O vídeo divulgado pelas redes oficiais do governo Lula, em que áreas da Ucrânia são anexadas à Rússia, viola por completo o equilíbrio que sempre pautou a diplomacia brasileira. O conteúdo deixa claro como o governo de turno “enxerga” as relações internacionais. Alguém deve alertar o presidente Lula da máxima: um país não tem amigos, mas interesses.