qui, 10 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Ano letivo das escolas da rede municipal é aberto com grande evento

A solenidade contou com a presença de autoridades e também com uma apresentação artística

A sexta-feira, dia 28, foi a data escolhida pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de Sant’Ana do Livramento para a realização do evento alusivo ao início das aulas na rede municipal de ensino. Realizado no salão da Igreja Gideões da Fé, a reunião levou cerca de 200 pessoas, divididas entre professores e membros das equipes escolares.
Além dos docentes, algumas autoridades também estiveram presentes na solenidade. Quem deu início à programação foi a responsável pela SME, Gislaine Grecellé, que falou sobre as expectativas para o ano de 2020.
Na sequência, as demais autoridades também realizaram os seus pronunciamentos desejando um bom trabalho para todos os presentes. Ainda foram entregues algumas premiações a alunos que participaram de competições culturais no ano de 2019.

Logo após a premiação foi a vez da performance da Vovó Literata, personagem interpretado pelo ator Roger Castro, que falou sobre diversos assuntos relacionados à profissão pedagógica. Com um tom descontraído, bem-estar, metodologias e dicas para uma boa convivência em sala de aula foram os tópicos abordados pela Vovó.
Ao fim da apresentação, foi feito um intervalo para o almoço. Com o retorno das atividades nas primeiras horas da tarde, a explanação teve como tema a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é o documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais necessárias à evolução dos alunos ao longo das etapas da Educação Básica, junto com o Referencial Curricular Gaúcho (RCG), sobre os desafios e possibilidades na implementação deste campo de experiências pedagógicas.

Durante os dois turnos do evento, estiveram presentes o vereador Antônio Zenoir (PSD), representando a Câmara Municipal de Vereadores, a Coordenadora Pedagógica da SME, Sandra Arteche, o Presidente do Conselho Municipal de Educação, Tânia Batista, a Coordenadora Regional de Educação, Ana Alice Campagnaro, o Gerente do SESC Livramento/São Gabriel, Fabrício Gianesini, o Diretor do SENAC Livramento, Leonardo Dias Santana e o Juiz de Direito da 3° Vara Civil e da Infância e Juventude Alexandre Del Gaudio.

TRANSPORTE

Antes de abrir a cerimônia, a Secretária Gislaine Grecellé concedeu uma entrevista ao programa da rádio RCC FM (95.3), Jornal da Manhã, onde foi questionada sobre um assunto que tem gerado polêmica na cidade, o transporte para as escolas da área rural do município.
Quando questionada sobre como iria funcionar o sistema de transportes, Gislaine deu alguns detalhes sobre o processo licitatório. “Ele (o processo) estava pronto para ser licitado no dia 21, mas os empresários cancelaram esse edital. Então é um processo que nós já refizemos todas as linhas novamente e agora temos que iniciar tudo de novo. Infelizmente acontece isso, enquanto a gente não tiver uma máquina própria para poder suprir, essas coisas vão acontecer’’, comenta.

Quanto à demora no início das aulas, Gislaine explica: “Nós não temos como chegar às comunidades. Mesmo com todos os esforços que a gente faça para a recuperação dos ônibus, sempre um atraso vai dar”. Ainda sobre o assunto, a Secretária informa que a previsão para o início das aulas nessas instituições é de aproximadamente 20 dias.

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade. Então é inadmissível que o governo Lula possa ter a pachorra de dizer que foram pegos de surpresa… Ora, o Brasil não tem uma embaixada nos EUA? O Brasil não tem uma ABIN? Em verdade, o Brasil do governo Lula III, conspirou abertamente contra o

General Hamilton Mourão através do Instagram

O vídeo divulgado pelas redes oficiais do governo Lula, em que áreas da Ucrânia são anexadas à Rússia, viola por completo o equilíbrio que sempre pautou a diplomacia brasileira. O conteúdo deixa claro como o governo de turno “enxerga” as relações internacionais. Alguém deve alertar o presidente Lula da máxima: um país não tem amigos, mas interesses.