qui, 4 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Empresa do ex-diretor da Santa Casa será investigada em CPI no Espírito Santo

A empresa Janps Gestão em Saúde, administrada pelo ex-diretor da Santa Casa de Livramento, o médico Jan Christoph Lima da Silva, é objeto da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada nessa semana para apurar denúncias de supostas irregularidades cometidas no período em que administrava o antigo Pronto Atendimento Médico do município de São Gabriel da Palha, no Espírito Santo, entre junho de 2017 a setembro de 2019.
Entre as irregularidades apontadas no pedido de abertura da CPI estão a má aplicação do recurso público pago mensalmente pela Prefeitura onde a empresa deixava faltar médicos, medicamentos e atendimentos à população, além de mortes de pacientes registradas por negligência médica e a fraude no pagamento de direitos trabalhistas aos seus funcionários, em que técnicos em enfermagem, enfermeiros e psicólogos, por exemplo, foram registrados com salário mínimo de R$ 998,00 na carteira.

A CPI foi aprovada por unanimidade dos parlamentares e deve analisar documentos e apresentar relatório. Essa é a segunda vez que o pedido de abertura de CPI para investigar a Janps tramita na Câmara. O primeiro pedido foi protocolado no ano passado, porém o requerimento foi retirado da pauta de votação e extraviou.
A Prefeitura de São Gabriel da Palha informou ao Portal de Notícias Momento que não tem contrato com a empresa citado desde setembro do ano passado, e que não foi notificada oficialmente sobre a abertura da CPI.
Por meio de nota, o médico Jan Christoph Lima da Silva afirmou ser a favor de qualquer CPI. “Em ano político é natural este tipo de movimentação. Eu, particularmente, sou a favor de qualquer CPI, como fui a favor desta CPI quando foi suscitada a hipótese de sua abertura há mais de 1 ano. Obviamente nunca houve sequer um registro de falta de médicos, medicamentos ou negligência, pois quando estes fatos ocorrem, acabam se tornando casos de notoriedade pública imediata, com processos na justiça e no Conselho de Medicina. Quanto às demandas trabalhistas, houve, sim, falhas por parte da empresa, que aliás já está reconhecendo os direitos dos funcionários na Justiça do Trabalho”, afirmou na nota.

Búsqueda “desesperada” en Uruguay de 2 menores “secuestrados” por su padre

Los menores fueron retirados a la fuerza por su padre desde su hogar, ubicado en calle Santa Rita Nº 1126, barrio Hipódromo de la ciudad de Mercedes, el miércoles 3 de setiembre Francisco vestía un pantalón de pijama azul con puños blancos, sin más datos disponibles. Alfonsina vestía un pantalón negro con corazones y un buzo blanco, sin más datos

Auditora do TCE-RS é selecionada para integrar conselho da ONU

  A auditora de controle externo Andréia de Oliveira dos Santos, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), foi selecionada para integrar o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), colegiado responsável por fiscalizar a aplicação de recursos destinados a fundos e programas da organização internacional. Andréia, com graduação em Ciências Atuariais e experiência consolidada

Justiça suspende uso do herbicida 2,4-D na Campanha e alerta para riscos à fruticultura

Uma decisão da Vara do Meio Ambiente determinou a suspensão temporária do herbicida hormonal 2,4-D na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. A medida, assinada pela juíza Patrícia Antunes Laydner, atende a uma preocupação antiga de agricultores e pesquisadores, devido à deriva da substância — que pode alcançar lavouras a até 30 quilômetros de distância — e aos