qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Incêndio no Planejamento tem indicativos de crime, diz delegada

A Polícia Civil de Sant’Ana do Livramento está prestes a concluir o inquérito de apuração das causas do incêndio a um arquivo da Secretaria de Planejamento do município. O caso aconteceu na madrugada do dia 04 de outubro do ano passado. Segundo a delegada responsável pela investigação, o laudo do incêndio não foi conclusivo, mas dá sinais de que foi criminoso. “Nós não conseguimos apurar a autoria do crime, mas há indicativos quanto a intensão dolosa do incêndio”, destacou Giovana Müller.

Ainda era madrugada quando o Corpo de Bombeiros foi chamado por volta das 4 horas da madrugada para apagar as chamas que já atingiam o prédio conhecido por abrigar o Senai, durante décadas. O fogo atingiu somente o ambiente onde estavam localizados os arquivos da Secretaria, segundo a Delegada, porém se constatou que não houve prejuízos em termos de documentação. “Embora tenha alguns documentos queimados havia cópias importantes relacionadas a sindicâncias”, destacou. No dia do incêndio, o então secretário de Planejamento, Ricardo Dutra, contou que o guarda que estava na secretaria notou um forte cheiro de fumaça e que esse odor era no interior do prédio, e acionou o Corpo de Bombeiros. Ao chegar ao local, a equipe extinguiu as chamas.

O Instituto Geral de Perícias (IGP) foi chamado para investigar a origem das chamas. Ao Jornal A Plateia, a delegada Giovana destacou que o laudo já está anexado ao processo de investigação, que está em fase de conclusão. “Veio o laudo, mas não conseguimos apurar a autoria, estamos em via de encerrar o inquérito”, concluiu.

Em menos de seis meses Livramento tem segundo incêndio a órgão público

Menos de seis meses depois do incêndio no Planejamento, nessa semana um incêndio destruiu completamente a sede do Conselho Tutelar. O fato foi registrado horas depois do início do temporal de terça-feira (18). A prefeita Mari Machado (PSB) esteve no local acompanhada do secretário de Assistência Social, Rafael Castro, e disse que vai solicitar uma perícia para descobrir as causas da ocorrência. Desde a segunda-feira (17), os profissionais que atuam no Conselho de Livramento estavam realizando a mudança de sede. O órgão funcionará em sua antiga sede junto ao Centro de Referência da Mulher, na rua Dos Andadas.

Rodrigo Evaldt

[email protected]

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con