qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Santanense é aprovada em universidades públicas do Brasil e do Exterior

As aprovações foram nos cursos de História, Oceanologia e Biologia Marinha

Lauren Trindade – [email protected]

A santanense Cecília de Toledo Pereira, 17 anos, foi aprovada em 1° lugar na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em História pelo processo seletivo PAVE, em Oceanologia na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e em Biologia Marinha na Universidade do Algarve (UAlg) em Portugal.

Ela cursou o ensino fundamental no Colégio Franciscano Espírito Santo e o ensino médio na Escola Estadual Carlos Antônio Kluwe, os dois em Bagé, onde reside atualmente.
A estudante diz que se preparou para o Enem assistindo aulões de 12h antes da prova e estudando possíveis temas atuais que poderiam entrar na prova. Quanto à escolha do que vai cursar, ela diz que está matriculada no 1° semestre na FURG, e ainda não sabe se vai para Portugal, pois o ano letivo inicia só em setembro.
Avaliação de educadores sobre o Enem 2019

Depois de uma série de polêmicas, tensão e muita expectativa, o primeiro Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicado na gestão Jair Bolsonaro manteve o padrão de anos anteriores, apesar das críticas do presidente da República sobre o que considerava uso ideológico da prova que é o passaporte para as 63 universidades públicas federais do país.
Milhões de candidatos em todo o Brasil se depararam com uma avaliação que abordou diversos temas relacionadas a direitos humanos, embora a temática LGBTQI+, que levantou controvérsia na última edição, tenha ficado de fora. Foi o que mostrou, na avaliação de professores que testou conhecimentos nas áreas de linguagem, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação.
Como de praxe em anos anteriores, as questões do Enem 2019 abordaram temas diversos ligados a direitos humanos, como violência contra a mulher, racismo, refugiados, escravidão e discursos de ódio nas redes sociais.

Houve temas relacionados a direitos das minorias, problemas de concentração de renda e uso de agrotóxicos brasileiros. Em contrapartida, outros assuntos recorrentes em anos anteriores, como o governo Vargas, Guerra Fria e a Segunda Guerra Mundial, não apareceram na edição deste ano.
Universidade do Algarve

A Universidade do Algarve (UAlg) é a instituição de Ensino Superior de referência do Sul de Portugal, reconhecida pela excelência da investigação, pela qualidade do ensino e pelas relações estreitas que estabelece com a sociedade. Criada em 1979, a UAlg tem consolidado a sua oferta formativa, a sua capacidade de investigação e o seu potencial de transferência de conhecimento. Composta por três campi: Gambelas e Penha, em Faro, e um em Portimão, a Universidade do Algarve oferece mais de 150 cursos de formação inicial e pós-graduada. Conta atualmente com espaços amplos, infraestruturas e equipamentos que proporcionam excelentes condições de estudo, trabalho, investigação e socialização a uma população de cerca de 700 docentes e investigadores e 8 mil estudantes nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con