ter, 9 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Novo Parlamento toma posse no Uruguai, encerrando domínio da esquerda

O novo Parlamento uruguaio iniciou seu período legislativo neste sábado com a posse de deputados e senadores eleitos nas eleições gerais de outubro, encerrando a maioria que a esquerda mantinha em ambas as casas nos últimos 15 anos.

“A todos os deputados e senadores da @PNACIONAL e o restante da coalizão um abraço especial e meus agradecimentos pelo que vamos construir. Meus desejos de sucesso também para todos e todos os legisladores do país”, afirmou no Twitter o presidente eleito Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional (PN, centro-direita), que assumirá o cargo em 1º de março.

Atualmente no governo, a Frente Ampla (FA, esquerda) manterá 13 cadeiras de um total de 30 no Senado e 42 de 99 na Câmara dos Deputados. Embora continue a ter a maior bancada, estará em desvantagem contra os votos conjuntos da nova coalizão de cinco forças lideradas pelo PN e também composta pelo Partido Colorado (PC, liberal), Partido Independente (PI, social-democrata), Partido do Povo (PG, direita) e Cabildo Aberto (CA, direita).

O mandato do Legislativo dura cinco anos.

Por ser o titular da lista mais votada do partido mais votado (FA), o ex-presidente José Mujica, eleito senador, presidirá a Câmara Alta e a Assembleia Geral até 1º de março, quando a vice-presidente Beatriz Argimón tomará seu lugar.

Nesse dia, o presidente Tabaré Vázquez entregará o comando a Lacalle Pou, encerrando três mandatos consecutivos de governo da FA, todos com maioria parlamentar.

Comitiva de Livramento participa do lançamento do Projeto Terra em Porto Alegre

Uma comitiva de Sant’Ana do Livramento participou, nesta segunda-feira (8), da solenidade de lançamento do Projeto Terra – Eu Sou Cohab, realizada na sede do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. O evento contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, além de representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública e da

‘Porongos’ conclui filmagens e revive a memória dos Lanceiros Negros no RS

As câmeras se apagaram, mas a história de “Porongos” está apenas começando. O longa-metragem, dirigido por Diego Müller, concluiu suas filmagens no Rio Grande do Sul no último dia 5 de setembro, trazendo à luz um dos episódios mais sombrios e esquecidos da história brasileira: o Massacre de Porongos. O filme, que tem o ator Emílio Farias como protagonista, promete