sex, 25 de julho de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.07.25

Fiat Mobi e Renault Kwid dividem o posto de carros mais baratos do Brasil, com versões à R$ 35mil

Durou pouco o reinado do Fiat Mobi como o carro mais barato à venda no Brasil. Agora o subcompacto tem a companhia do Renault Kwid. Ambos custam, atualmente, R$ 34.990. O Fiat teve um recente aumento de R$ 1.500 no preço inicial da versão Easy (até então R$ 33.490). A Renault, por sua vez, elevou a pedida do Kwid Life (R$ 34.790) em R$ 200. O Mobi tinha assumido o posto em novembro do ano passado com a aposentadoria do QQ por aqui, que era vendido abaixo dos R$ 30 mil

O Mobi ainda é vendido em mais quatro versões: Easy Comfort (R$ 37.840), Like (R$ 41.190), Way (R$ 42.340) e Drive (R$ 44.840). Com exceção da Drive, que usa o motor Firefly 1.0 de 77 cv , todas as outras são equipadas com o obsoleto 1.0 Fire de 75 cv. O câmbio é o mesmo: manual de cinco marchas – a Fiat não oferece mais a opção automatizada GSR. O Kwid é oferecido ainda na Zen (R$ 40.990), Intense (R$ 43.390) e a pseudo-aventureira Outsider (R$ 45.890). O motor é sempre o tricilíndrico 1.0 SCe com 80 cv e câmbio mecânico de cinco velocidades.

Espaço e praticidade

Pedir espaço em um citycar é uma loucura, eu sei. O conceito deles é justamente ser pequeno e leve o suficiente para ser fácil de estacionar e bem econômico. Porém, se ele tem banco traseiro, deve pelo menos oferecer capacidade para encher o veículo sem que os passageiros achem melhor sair e pegar um ônibus. Uma das grandes falhas do Mobi está neste quesito. Ele é bem apertado. Motoristas mais altos terão que tirar a trava do trilho para poder recuar um pouco mais o banco e achar uma posição adequada para dirigir. Os mais baixinhos não terão problema, seja ele o condutor ou passageiro. Já para quem senta atrás… falta espaço para as pernas, e isso com os bancos ajustados para um motorista de 1,63 m. O porta-malas também é um dos menores do segmento, com capacidade para 215 litros. E esqueça o cargobox oferecido pela Fiat, ele só serve para itens pequenos e acaba atrapalhando mais do que ajuda. Não que a vida seja muito melhor no Kwid. Ele é mais espaçoso, é verdade, principalmente para quem viaja atrás. Só que tem suas limitações. A cabine é estreita demais, o que faz com que o ombro encoste na porta com frequência. Há espaço para as pernas e para a cabeça, só não espere conforto se for andar exatamente no meio do banco traseiro – assim como o Mobi, ele é quase inviável para levar três adultos. Já o porta-malas é de bons 290 litros, praticamente igual ao dos hatches maiores, como o Hyundai HB20 (300 litros).

Operación “BIFIDUS” con varios allanamientos y detenidos en Rivera

Investigación llevada adelante por parte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional de Uruguay (DIPN) Regional Norte El escenario policial en el departamento de Rivera continúa mostrando una intensa actividad delictiva, dónde en esta oportunidad los integrantes de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional de Uruguay (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo de inteligencia policial realizada,