seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Edson Gonçalves apresenta lei que institui o Proerd como política pública em Livramento

(FOTO: ARQUIVO PESSOAL)

Suplente de vereador levou a legislação promulgada ao 2º Regimento de Polícia Montada

Rodrigo Evaldt [email protected]

O suplente de vereador Edson Gonçalves (MDB) entregou, nesta semana, uma cópia da lei que institui o Proerd, como política pública em Sant’Ana do Livramento, ao Subcomandante do 2º Regimento de Polícia Montada, major Silveira.
Na oportunidade, o vereador relatou que através de seu mandato foi promulgada a lei que implementa o desenvolvimento de políticas em parceria entre o Executivo e a Brigada Militar. A lei autoriza a Prefeitura a desenvolver e dar o suporte para a execução do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.
O projeto é realizado pelos policiais militares treinados que possuem material próprio como livro do estudante, camiseta e diploma para desenvolver um curso em sala de aula. Com essa legislação, o Executivo municipal poderá fornecer material necessário para a aplicação do programa, cabendo à Brigada Militar apresentar semestralmente um relatório detalhado das atividades desenvolvidas à Secretaria Municipal de Educação.
No encontro, o suplente de vereador, Edson Gonçalves, destacou a importância do programa na sociedade por ter a missão de ensinar aos estudantes habilidades para a tomada de boas decisões, construindo uma visão de mundo no qual os jovens de todos os lugares estejam capacitados para respeitar os outros e para escolherem conduzir suas vidas livre do abuso de drogas, da violência e de outros comportamentos perigosos. “Esse projeto vai ajudar a complementar um ciclo de proteção integral e prevenção primária”, destacou o parlamentar como justificativa.

Seminário Resgata a História dos Lanceiros Negros no RS

Porto Alegre (RS), 18 de setembro de 2025 – A sede do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), localizada na Rua Sete de Setembro, 388, será palco nesta quarta-feira, às 14h, do Seminário Lanceiros Negros. O evento visa valorizar e resgatar a memória dos soldados negros que lutaram na Revolução Farroupilha (1835–1845), frequentemente esquecidos pela