qui, 10 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Curso de piloto de planador do Aeroclube de Bagé é homologado pela ANAC

O presidente do Aeroclube de Bagé, Luiz Antônio Peck Stobbe, anunciou, ontem à tarde, que a entidade obteve a homologação do curso prático Piloto de Planador (PPL) junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), pelo período de cinco anos.
As atividades da entidade foram revogadas em fevereiro de 2017, devido a mudanças no Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica (RBHA). Desde então, a diretoria estava realizando adaptações exigidas para a retomada dos voos no local.
A obtenção da homologação é uma luta antiga da entidade. O resultado esperado é comemorado agora, mas com um trabalho que remonta a várias gestões anteriores. Stobbe destaca que “a conquista é de todos nós, desde a corajosa atitude do Cel. Aires Prado, que assumiu uma entidade com a documentação totalmente desatualizada, com equipamentos alienados e emprestados de forma irregular, com a pista excluída do Rotaer e a entidade com a aparência de um abandono total”.
No pleito seguinte, assumiu Eduardo Hidalgo, que ficou por duas gestões à frente do Aeroclube. Neste período, foi possível levar a nave PP-GKN de volta aos céus, além do encaminhamento do PP-FIL para manutenção, em Passo Fundo.
Quando assumiu a gestão, Stobbe passou a utilizar o sistema SEI (Sistema Eletrônico de Informações), agilizando o contato com o Núcleo Regional de Aviação Civil (NURAC), de Porto Alegre, e as gerências em Brasília e Rio de Janeiro. “Instalamos conexão Wi-Fi, o telefone fixo funciona normalmente e temos o gerenciamento da documentação pessoal e funcional do ACB, toda centralizada em equipamento cedido pelo sócio Ícara Cardoso”, conta.
Agora, com a documentação liberada e com a pista SIBK – 11/29, regularizada, demarcada e com a manutenção em dia conseguir retornar ao Curso de PPL. Além de “formar novos pilotos, com segurança e responsabilidade”, o presidente da entidade garante que novas mobilizações devem acontecer em breve, como a busca pela liberação da aeronave Buero 180 – PP-GFP para voo. “Será bem dispendioso e não temos recursos para isso, mas tenho certeza que iremos receber o apoio dos que realizaram o início de sua formação no único Aeroclube na Zona Sul do RGS que continua em atividade e dos amigos que curtem e torcem para que seja também um Aeroclube modelo no nosso Estado”, aponta.
Stobbe adianta, ainda, que, em breve, o aluno pode fazer o curso teórico na modalidade EAD como preparo para a prova na Anac, que será realizada em Porto Alegre. Neste meio tempo, antes ou depois da prova, o aluno pode fazer o CMA, que é o Certificado Médico Aeronáutico. “No caso de planadores é o de 4ª classe, que é o documento exigido para começar a voar. É o certificado que menos exige condições físicas, clínicas, psicológicas e médicas referente ao candidato a Piloto de Planador, das quatro categorias existentes”, explica.

Fonte: Jornal Minuano

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade. Então é inadmissível que o governo Lula possa ter a pachorra de dizer que foram pegos de surpresa… Ora, o Brasil não tem uma embaixada nos EUA? O Brasil não tem uma ABIN? Em verdade, o Brasil do governo Lula III, conspirou abertamente contra o

General Hamilton Mourão através do Instagram

O vídeo divulgado pelas redes oficiais do governo Lula, em que áreas da Ucrânia são anexadas à Rússia, viola por completo o equilíbrio que sempre pautou a diplomacia brasileira. O conteúdo deixa claro como o governo de turno “enxerga” as relações internacionais. Alguém deve alertar o presidente Lula da máxima: um país não tem amigos, mas interesses.