qua, 7 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Curso de piloto de planador do Aeroclube de Bagé é homologado pela ANAC

O presidente do Aeroclube de Bagé, Luiz Antônio Peck Stobbe, anunciou, ontem à tarde, que a entidade obteve a homologação do curso prático Piloto de Planador (PPL) junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), pelo período de cinco anos.
As atividades da entidade foram revogadas em fevereiro de 2017, devido a mudanças no Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica (RBHA). Desde então, a diretoria estava realizando adaptações exigidas para a retomada dos voos no local.
A obtenção da homologação é uma luta antiga da entidade. O resultado esperado é comemorado agora, mas com um trabalho que remonta a várias gestões anteriores. Stobbe destaca que “a conquista é de todos nós, desde a corajosa atitude do Cel. Aires Prado, que assumiu uma entidade com a documentação totalmente desatualizada, com equipamentos alienados e emprestados de forma irregular, com a pista excluída do Rotaer e a entidade com a aparência de um abandono total”.
No pleito seguinte, assumiu Eduardo Hidalgo, que ficou por duas gestões à frente do Aeroclube. Neste período, foi possível levar a nave PP-GKN de volta aos céus, além do encaminhamento do PP-FIL para manutenção, em Passo Fundo.
Quando assumiu a gestão, Stobbe passou a utilizar o sistema SEI (Sistema Eletrônico de Informações), agilizando o contato com o Núcleo Regional de Aviação Civil (NURAC), de Porto Alegre, e as gerências em Brasília e Rio de Janeiro. “Instalamos conexão Wi-Fi, o telefone fixo funciona normalmente e temos o gerenciamento da documentação pessoal e funcional do ACB, toda centralizada em equipamento cedido pelo sócio Ícara Cardoso”, conta.
Agora, com a documentação liberada e com a pista SIBK – 11/29, regularizada, demarcada e com a manutenção em dia conseguir retornar ao Curso de PPL. Além de “formar novos pilotos, com segurança e responsabilidade”, o presidente da entidade garante que novas mobilizações devem acontecer em breve, como a busca pela liberação da aeronave Buero 180 – PP-GFP para voo. “Será bem dispendioso e não temos recursos para isso, mas tenho certeza que iremos receber o apoio dos que realizaram o início de sua formação no único Aeroclube na Zona Sul do RGS que continua em atividade e dos amigos que curtem e torcem para que seja também um Aeroclube modelo no nosso Estado”, aponta.
Stobbe adianta, ainda, que, em breve, o aluno pode fazer o curso teórico na modalidade EAD como preparo para a prova na Anac, que será realizada em Porto Alegre. Neste meio tempo, antes ou depois da prova, o aluno pode fazer o CMA, que é o Certificado Médico Aeronáutico. “No caso de planadores é o de 4ª classe, que é o documento exigido para começar a voar. É o certificado que menos exige condições físicas, clínicas, psicológicas e médicas referente ao candidato a Piloto de Planador, das quatro categorias existentes”, explica.

Fonte: Jornal Minuano

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo