qui, 24 de abril de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.04.25

“Estamos fazendo nossa parte como setor público, e convidamos o setor privado a investir no RS”, diz Leite

“Estamos trabalhando para que o RS se torne um Estado menos hostil ao empreendedor”, disse Leite a integrantes da Federasul – Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite participou, na tarde desta sexta-feira (31/1), da primeira reunião de integração da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), em Osório. O evento ocorre anualmente e dá início aos trabalhos da entidade.

Leite agradeceu o empenho da Assembleia na aprovação de sete dos oito projetos da Reforma RS. Ao público que lotava o auditório, o governador traçou um panorama a respeito das propostas que foram aprovadas, detalhando as medidas tomadas para mitigar o desequilíbrio fiscal e para interromper o aumento vegetativo da folha.

“Cada governo enfrenta os desafios de seu tempo. Estamos fazendo algo que, talvez, na história recente do Estado, não tenha sido visto: a mais profunda reforma da máquina pública. Estamos trabalhando para que o RS se torne um Estado menos hostil ao empreendedor e tenho certeza de que viveremos um época de prosperidade”, destacou. “Estamos fazendo nosso papel do lado de cá, no setor público, e convidamos o setor privado a participar, trazendo investimentos ao Estado”, acrescentou.

Depois de breve explanação, Leite respondeu perguntas da plateia. Com a participação da presidente da Federasul, Simone Leite, o governador discutiu temas como a reforma tributária, os índices da segurança pública, os desafios que levaram à construção das reformas, outras modernizações propostas pelo Executivo para atrair investimentos e devolver a competitividade ao RS, como o novo Código Ambiental.

O evento também marcou o lançamento do projeto Decola Rio Grande, promovido pela entidade. “Acreditamos que, agora, com as reformas, o RS tem todas as condições e está pronto para decolar, e a Federasul fará sua parte nisso”, afirmou Simone.

A reunião de integração também serve para promover discussões e análises de temas atuais e relevantes aos interesses de presidentes de associações e câmaras de comércio, indústria e serviços, e de lideranças empresariais do Estado. O futuro presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo, e o deputado Gabriel Souza, também prestigiaram o evento.

NOTA À IMPRENSA: Líder da Oposição repudia esquema bilionário de descontos indevidos em benefícios do INSS

O líder da oposição na Câmara dos Deputados, deputado federal Zucco (PL-RS), repudiou nesta quarta-feira (23) um dos maiores escândalos já registrados na Previdência Social brasileira. A acusação envolve descontos indevidos realizados diretamente na folha de pagamento de beneficiários do INSS, por parte de supostas associações e entidades que operam sem autorização legal. Zucco destacou que, com a ampla repercussão