qui, 16 de outubro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.10.25

STF autoriza corte de ponto de servidores de nível superior que aderiram à greve no RS

Paralisação aconteceu de 26 de novembro a 20 de dezembro de 2019 contra o pacote de reformas do funcionalismo público enviado pelo governador Eduardo Leite. Sindicato diz que vai recorrer.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux autorizou o corte do ponto dos servidores vinculados ao Sindicato dos Servidores de Nível Superior do Estado do RS (Sintergs), referente a paralisação de 26 de novembro a 20 de dezembro de 2019.

A decisão foi publicada na segunda-feira (27) revertendo a decisão do Tribunal de Justiça (TJRS), que impedia o desconto referente aos dias parados.

Na decisão, Fux afirmou que o Rio Grande do Sul vive uma grave crise fiscal desde 2015 e que desde então está “adotando medidas para sanear as contas públicas e honrar seus compromissos financeiros.”

Entretanto, o ministro apontou que o atraso no pagamento dos salários do funcionalismo é motivo para paralisação. “Trata-se, na verdade, de uma miríade de insatisfações, cuja legitimidade não cabe aqui perquirir”, destacou.

Assim, a decisão de cortar o ponto dos servidores ressalta que “resulta claro que o movimento grevista não decorre de conduta ilícita do Poder Público, de modo que é lícito o desconto dos dias de paralisação decorrentes de adesão à greve.”

O presidente do Sintergs, Antônio Augusto Medeiros, disse ao G1 que o sindicato ainda não foi notificado oficialmente, mas que já tem ciência da decisão.

“Vamos recorrer, sem sombra de dúvidas. Temos convicção da legalidade da greve e cumprimos os requisitos legais”, afirmou Medeiros.

votação do pacote iniciou na terça (28) e será retomada nesta quarta-feira.

Fonte: G1/RS

Foto:  José Cruz/Agência Brasil/Arquivo

Oposição lança pacote de ações para investigar novo escândalo bilionário nos Correios

  A Oposição na Câmara dos Deputados reagiu à articulação do governo Lula para viabilizar um empréstimo de R$ 20 bilhões destinado a cobrir o rombo financeiro dos Correios. A operação, que contará com garantia do Tesouro Nacional, foi classificada pelos parlamentares como um “resgate irregular” de uma estatal que apresentava lucros até 2022 e mergulhou em sucessivos déficits após

En marcha “RoboPampa” 2025 en Rivera

En la jornada de este miércoles 15 de octubre se llevó a cabo la apertura de la “RoboPampa”. Dicha actividad se lleva a cabo en el marco de Robopampa 2025 dónde de llevaron adelante más de 20 talleres de robótica e inteligencia artificial dirigidos a estudiantes de ciclo básico, bachillerato y docentes en diferentes puntos del país, incluyendo actividades previas