qui, 10 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

DECISÃO – Escolas terão profissionais do processo seletivo de 2019 nesse ano, mas aprovados em concurso para 2021

RODRIGO EVALDT – [email protected]

A juíza Carmen Lúcia Santos da Fontoura, titular da 1ª Vara Cível de Sant’Ana do Livramento  decidiu, nesta terça-feira (28), autorizar a utilização do processo seletivo de 2019 para a contratação de professores e pessoal de apoio para as escolas municipais de Sant’Ana do Livramento no ano letivo 2020. As informações foram divulgadas pela Prefeitura, no fim da tarde.

A prefeita Mari Machado (PSB) recebeu a informação da decisão por volta de 18h e logo deu início a uma reunião com a secretária de Educação, Gislaine Grecelle, para programar o chamamento dos profissionais. De acordo com a Prefeitura, será encaminhado à Câmara de Vereadores um projeto em regime de urgência para a agilização dessas contratações.

Concurso Público garantido

Em compromisso assinado com o Ministério Público o Executivo comprometeu-se em realizar concurso público este ano, já tendo nomeado a comissão que organizará o concurso, bem como apresentado o cronograma ao judiciário, inclusive, no dia 5 de fevereiro haverá audiência de conciliação, da qual participarão a prefeita Mari, a secretária Gislaine, o Controle Interno, o Presidente da Comissão do Concurso, Miguel Pereira e o Conselho Municipal da Educação.

Exclusiva

Ao assumir o governo, Mari procurou o Ministério Público e o Judiciário para buscar autorização para utilizar o processo seletivo de 2019, já que a realização de outra seleção com prova e aprovação de títulos retardaria o início do ano letivo. “Diante da situação posta, onde assumi a Prefeitura no dia 27 de dezembro, com o calendário de início das aulas já organizado, foi o que foi possível fazer, acatar a sugestão de utilizar o processo realizado em 2019. Se tivesse tido mais tempo teria feito um processo seletivo simplificado, com prova e apresentação de títulos que considero mais transparente, na impossibilidade do concurso”, disse Mari em entrevista exclusiva ao Jornal A Plateia, durante a noite dessa terça.

A prefeita destacou ter levado as duas alternativas ao MP, mas afirmou ser sensível aos argumentos de iniciar o ano letivo com tranquilidade, o que – segundo ela – nunca ocorreu nos últimos três anos. “A exigência de fazer concurso público tem meu apoio e já adotei as medidas para tal fim. O diálogo estabelecido envolveu a opinião da Secretaria de Educação, do Conselho Municipal de Educação e muito especialmente do Controle Interno, todos nós preocupados em garantir um início de ano letivo com tranquilidade, como a comunidade escolar merece”, garantiu.

A expectativa é que, com o certame a ser realizado ainda nesse ano, em 2021 os professores serão chamados por concurso público, bem como as demais áreas envolvidas no funcionamento das escolas.

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade. Então é inadmissível que o governo Lula possa ter a pachorra de dizer que foram pegos de surpresa… Ora, o Brasil não tem uma embaixada nos EUA? O Brasil não tem uma ABIN? Em verdade, o Brasil do governo Lula III, conspirou abertamente contra o

General Hamilton Mourão através do Instagram

O vídeo divulgado pelas redes oficiais do governo Lula, em que áreas da Ucrânia são anexadas à Rússia, viola por completo o equilíbrio que sempre pautou a diplomacia brasileira. O conteúdo deixa claro como o governo de turno “enxerga” as relações internacionais. Alguém deve alertar o presidente Lula da máxima: um país não tem amigos, mas interesses.