sáb, 13 de julho de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 06 e 07.07.24
Aplateia Digital | 06 e 07.07.24

Última Edição

DECISÃO – Escolas terão profissionais do processo seletivo de 2019 nesse ano, mas aprovados em concurso para 2021

RODRIGO EVALDT – [email protected]

A juíza Carmen Lúcia Santos da Fontoura, titular da 1ª Vara Cível de Sant’Ana do Livramento  decidiu, nesta terça-feira (28), autorizar a utilização do processo seletivo de 2019 para a contratação de professores e pessoal de apoio para as escolas municipais de Sant’Ana do Livramento no ano letivo 2020. As informações foram divulgadas pela Prefeitura, no fim da tarde.

A prefeita Mari Machado (PSB) recebeu a informação da decisão por volta de 18h e logo deu início a uma reunião com a secretária de Educação, Gislaine Grecelle, para programar o chamamento dos profissionais. De acordo com a Prefeitura, será encaminhado à Câmara de Vereadores um projeto em regime de urgência para a agilização dessas contratações.

Concurso Público garantido

Em compromisso assinado com o Ministério Público o Executivo comprometeu-se em realizar concurso público este ano, já tendo nomeado a comissão que organizará o concurso, bem como apresentado o cronograma ao judiciário, inclusive, no dia 5 de fevereiro haverá audiência de conciliação, da qual participarão a prefeita Mari, a secretária Gislaine, o Controle Interno, o Presidente da Comissão do Concurso, Miguel Pereira e o Conselho Municipal da Educação.

Exclusiva

Ao assumir o governo, Mari procurou o Ministério Público e o Judiciário para buscar autorização para utilizar o processo seletivo de 2019, já que a realização de outra seleção com prova e aprovação de títulos retardaria o início do ano letivo. “Diante da situação posta, onde assumi a Prefeitura no dia 27 de dezembro, com o calendário de início das aulas já organizado, foi o que foi possível fazer, acatar a sugestão de utilizar o processo realizado em 2019. Se tivesse tido mais tempo teria feito um processo seletivo simplificado, com prova e apresentação de títulos que considero mais transparente, na impossibilidade do concurso”, disse Mari em entrevista exclusiva ao Jornal A Plateia, durante a noite dessa terça.

A prefeita destacou ter levado as duas alternativas ao MP, mas afirmou ser sensível aos argumentos de iniciar o ano letivo com tranquilidade, o que – segundo ela – nunca ocorreu nos últimos três anos. “A exigência de fazer concurso público tem meu apoio e já adotei as medidas para tal fim. O diálogo estabelecido envolveu a opinião da Secretaria de Educação, do Conselho Municipal de Educação e muito especialmente do Controle Interno, todos nós preocupados em garantir um início de ano letivo com tranquilidade, como a comunidade escolar merece”, garantiu.

A expectativa é que, com o certame a ser realizado ainda nesse ano, em 2021 os professores serão chamados por concurso público, bem como as demais áreas envolvidas no funcionamento das escolas.

Inscrições para Projeto Incentivo encerram dia 20

Projeto Incentivo de Unick Music Brasil está cadastrando cantoras de Sant’Ana do Livramento e cidades vizinhas. A iniciativa pretende selecionar cantoras de qualquer idade e de gêneros populares como sertanejo, forró e MPB acústica.