sex, 11 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Governo propõe adesão de professores a plano de desconto e CPERS reage

Governo prevê pagamento dos dias parados em 28 de janeiro, desde que professor aceite desconto posterior em folha.

O governo do Estado vai disponibilizar, até sexta-feira, a adesão de professores ao plano do corte de ponto dos dias parados durante a greve da categoria. Em nota divulgada pela Secretaria da Educação, o Executivo se compromete a pagar pelo período sem serviço em uma folha suplementar. No entanto, a folha dos professores vai sofrer um desconto mensal de até 20% ao longo do primeiro semestre.

O servidor interessado tem até as 14 horas de sexta para aderir ao plano. Em mensagem divulgada no Portal do Servidor, o governo explica que a declaração se dá “de forma irrevogável e irretratável” por parte do professor que acatar a proposta. O pagamento da folha suplementar de novembro e dezembro está previsto para o dia 28 de janeiro.

Reação do CPERS

O CPERS protestou contra a postura do governo em uma nota publicada nas redes sociais. O sindicato classificou a ação como “crueldade” e disse que os professores estão sendo coagidos pelo Executivo. “Como a decisão do corte de ponto contraria entendimentos anteriores do próprio Tribunal de Justiça e do STF, o governo tenta legitimar sua ação coagindo servidores”, diz o documento.

O CPERS ainda pede que os educadores não aceitem o acordo de desconto. O sindicato afirma que tem pressionado o Judiciário para acelerar o julgamento do mérito da ação que questiona o desconto dos dias de greve.

A presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa também se manifestou sobre o caso. A deputada Sofia Cavedon (PT) disse que a proposta do governo é “irresponsável”. A parlamentar deve comunicar o Ministério Público e o Ministério Público de Contas sobre a medida.

A greve dos professores começou em novembro de 2019, contra a tramitação do pacote de reforma administrativa do governo do Estado. O movimento durou 57 dias. O projeto que altera o plano de carreira do magistério ainda não foi votado pela Assembleia.

Fonte: AuOnline

Foto: Divulgação

Todo pronto para la asunción de Richard Sander como intendente de Rivera

El acto protocolar se realizará en el Teatro Municipal de Rivera En la jornada de este jueves 10 de julio se llevará a cabo el cambio de mando de la intendencia departamental de Rivera, dónde el actual intendente Arquitecto, José Mazzoni, dejará su lugar al intendente electo, Contador Richard Sander. El acto protocolar se llevará a cabo a partir de