qui, 10 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Sobe para 76 número de cidades em situação de emergência devido a estiagem no RS

Sobe para 76 número de cidades em situação de emergência devido a estiagem no RS

Subiu de 74 para 76, desde o fim de semana, o número de cidades gaúchas que decretaram situação de emergência em função da estiagem no Rio Grande do Sul. Os documentos começaram a ser emitidos em 23 de dezembro. Entraram para a relação os municípios de Campos Borges e Fortaleza dos Valos. Outras 13 prefeituras relataram danos pela falta de chuva mas ainda não emitiram decreto.

Por região, as mais afetadas até o momento foram o Vale do Rio Pardo (15 cidades), Centro-Serra (15), Central (12) e Costa Doce (10). O governo estadual, que segue sem homologar qualquer pedido, ressalta que os registros de emergência devem se dar por falta de água para consumo humano e prejuízos a pequenos agricultores, que tiveram a subsistência ameaçada. Uma vez decretada a situação de emergência, o prazo é de 20 dias para a cidade concluir o processo com o envio da documentação.

A Defesa Civil Estadual também distribuiu reservatórios móveis para as comunidades mais afetadas – 22, até o momento. Foram emprestadas 34 unidades de Viniliq Pipa (reservatório de água móvel), com capacidade de 4,5 mil litros cada.

Fonte: Correio do Povo

Foto: Guilherme Almeida / CP Memória

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade. Então é inadmissível que o governo Lula possa ter a pachorra de dizer que foram pegos de surpresa… Ora, o Brasil não tem uma embaixada nos EUA? O Brasil não tem uma ABIN? Em verdade, o Brasil do governo Lula III, conspirou abertamente contra o

General Hamilton Mourão através do Instagram

O vídeo divulgado pelas redes oficiais do governo Lula, em que áreas da Ucrânia são anexadas à Rússia, viola por completo o equilíbrio que sempre pautou a diplomacia brasileira. O conteúdo deixa claro como o governo de turno “enxerga” as relações internacionais. Alguém deve alertar o presidente Lula da máxima: um país não tem amigos, mas interesses.