seg, 21 de julho de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.07.25

Animais soltos nas vias, de quem é a responsabilidade?

Animais soltos oferecem riscos aos motoristas (Foto: Matias Moura/AP)

Na última semana, vários cavalos foram flagrados, soltos, em diversos bairros da cidade. Alguns deles estavam amarrados, outros não, tornando-se um fato comum a presença de cavalos nas ruas dos bairros da cidade, especialmente na região do Prado, sem qualquer supervisão dos donos. Muitos deles são deixados para consumir o pastiçal de algumas calçadas. A presença dos equinos também incomoda muito os cachorros da redondeza que não param de latir. “Os bichos não têm culpa. A culpa é dos proprietários”, disse um morador daquela região, indignado.

A presença de animais, próximo a vias de grande fluxo de veículos como a rua Pinheiro Machado aumenta, exponencialmente, o risco de acidentes, já que os cavalos atravessam a via em busca de pastagem. Segundo o agente da Secretaria de Trânsito, Xavier Manilha, o principal desafio é encontrar o dono em caso de acidentes: “É uma grande discussão, em caso de acidente, ninguém assume essa responsabilidade”, conta.

No caso das rodovias federais, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) possui uma parceria com a Prefeitura Municipal: quando é encontrado um animal nas proximidades de vias consideradas de risco e o proprietário não é localizado, o animal é removido pela PRF e encaminhado para a chácara da prefeitura. O proprietário quando retirá-lo será advertido pelo ato.

Confira o que diz o capítulo III do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) que estabelece a forma como esses animais devem ser conduzidos na via pública:
“Art. 53. Os animais isolados ou em grupos só podem circular nas vias quando conduzidos por um guia, observado o seguinte:

I – para facilitar os deslocamentos, os rebanhos deverão ser divididos em grupos de tamanho moderado e separados uns dos outros por espaços suficientes para não obstruir o trânsito;
II – os animais que circularem pela pista de rolamento deverão ser mantidos junto ao bordo da pista.”
Percebe-se no texto da lei que os animais não podem permanecer sozinhos na via pública sem cuidados por parte de um guia e o Código de Trânsito ainda determina como eles devem circular para que não imponham nenhum risco à segurança.

É consenso no Direito brasileiro que o dono ou detentor do animal responderá pelos danos causados por este, pois é sua obrigação cuidar do animal de modo que ele não possa causar nenhum tipo de problema a terceiros. Na hipótese de haver algum acidente, presume-se a omissão quanto aos cuidados necessários por parte do proprietário e sua responsabilização.

João Victor Montoli | [email protected]

Nicole Carrion e João Marcos Kelbouscas lançam “Paisano” e celebram legado musical fronteiriço de Nelson Cardoso

A canção Paisano, uma milonga que retrata com lirismo e identidade o homem da campanha gaúcha, ganhou nova vida na voz de Nicole Carrion e João Marcos Kelbouscas. Gravada no projeto Palco La Cigarra, em Sant’Ana do Livramento, a interpretação foi lançada recentemente no YouTube, emocionando o público pela força e sensibilidade da releitura. Composição de Nadir Castilho e Nelson

Motorista sofre mal súbito e colide com poste no bairro Jardim Athenas em Sant’Ana do Livramento

Na manhã desta segunda-feira (21), um acidente chamou a atenção dos moradores da Rua Galdinei Garcia Marques, no bairro Jardim Athenas, em Sant’Ana do Livramento. Um homem, que conduzia um veículo, acabou perdendo o controle da direção após sofrer um mal súbito e colidir violentamente contra um poste de energia elétrica. A batida derrubou completamente o poste, bloqueando a via

Abre el período inscripcional en la Corte Electoral

El mismo se extenderá hasta el 15 de abril de 2029 En la jornada de este lunes 21 de julio del corriente 2025 comienza el periodo inscripcional en la Corte Electoral, el cual se extenderá hasta el15 de abril de 2029. En el mencionado período se podrán realizar trámites de Credencial Cívica por primera vez, traslados departamentales e interdepartamentales, cartas