qui, 8 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Polícia Civil prende 120 pessoas em menos de um mês de Operação RS Verão Total

O balanço das três primeiras semanas da Operação RS Verão Total no Litoral Gaúcho prova que a Polícia Civil não tira férias: foram um total de 1.153 inquéritos policiais remetidos à Justiça e 120 presos – 69 no Litoral Norte, 26 no Litoral Sul e 5 na região da Costa Doce/Fronteira, além de 20 prisões realizadas pela equipe do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) que atua em todo litoral.

Um comparativo entre janeiro de 2020 com o mesmo período do ano passado mostra que o Estado conseguiu reduzir o número de crimes graves – homicídio doloso passou de 36 casos para 21; já os crimes de roubo e roubo de veículo, por exemplo, reduziram de 852 para 478 e de 169 para 103, respectivamente. Os dados são do Departamento de Planejamento e Integração da Secretaria da Segurança Pública do Estado.

Outro fator que, somado à Operação RS Verão Total, tem atuado no sentido de diminuir as taxas de criminalidade no Estado é o RS Seguro – Programa Transversal e Estruturante de Segurança Pública que tem como alvo 18 municípios gaúchos, os quais concentravam quase 90% dos roubos de veículos e 83% dos roubos, além de mais de 70% dos crimes contra a vida no RS. Entre eles, figuram Capão da Canoa e Tramandaí, justamente os dois municípios com o maior número de prisões durante a Operação Verão nas três primeiras semanas – 15 em Tramandaí e 14 em Capão da Canoa.

Aliás, as duas cidades apresentaram redução nos índices de homicídio doloso, roubo e roubo de veículo se comparados os primeiros nove dias de janeiro de 2020 com o mesmo período do ano passado. Em 2020, Capão da Canoa registrou 10 roubos e um roubo de veículo. Já no ano passado, foram 13 roubos e 2 roubos de veículo. O período não registrou homicídios dolosos. Tramandaí, por sua vez, teve 11 roubos e nenhum roubo de veículo ou homicídio doloso em 2020, até o momento. No ano passado, no entanto, esse mesmo período já amargurava um homicídio doloso, um roubo de veículo e 12 roubos.

Conforme a Chefe de Polícia, delegada Nadine Tagliari Farias Anflor, “a redução nesses delitos é um reflexo direto dos esforços que a Polícia Civil tem empreendido no combate ao crime, ainda mais nesta época do ano, quando o litoral gaúcho é contemplado com o incremento do efetivo policial e a consequente realização de ações estratégicas para coibir a criminalidade”.

Até agora a Operação RS Verão Total também consagrou o sucesso de três operações policiais. Entre elas, a Operação Reveillon, em Imbé, no dia 31 de dezembro, que finalizou o ano com dois presos e a apreensão de três veículos, uma arma e R$ 1,3 mil. A Operação Pancadão, no dia 20 de dezembro, também prendeu duas pessoas – pai e filho -, além de apreender quatro armas, R$ 600,00 e uma quantia em drogas – 383 gramas de cocaína e 1,185 quilogramas de crack.

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo