sex, 19 de julho de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 13 e 14.07.24
Aplateia Digital | 13 e 14.07.24

Última Edição

Cidade da Região da Campanha adota racionamento de água de quatro horas diárias

A escassez de água é um dos principais problemas de Hulha Negra. O município é abastecido exclusivamente por meio de poços artesianos, sendo necessária a utilização de caminhão-pipa para chegar água em inúmeras residências do interior do município e localidades próximas da sede, como o bairro Floresta. Com baixo índice de chuvas e intenso consumo de água durante os dias quentes, a Prefeitura de Hulha Negra adotou um sistema de economia de água no início deste ano.
O racionamento parcial de água acontece quatro horas por dia – das 13h às 17h. Neste período, as tubulações ficam cheias após o desligamento das bombas, permitindo que o período sem o abastecimento seja pequeno.
Conforme o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos Wagner Tavares, a medida é necessária devido às altas temperaturas que contribuem para o uso excessivo de água. Ele salienta que os seis poços que abastecem o município produzem em torno de 300 mil litros por dia e devido ao desperdício, por parte da população. “É um período que as pessoas enchem piscinas e os poços não dão vencimento na demanda”, disse.
Tavares ressalta que não há aquíferos no município e a situação de racionamento é necessária para os poços produzam e os reservatórios sejam abastecidos. A ação será realizada por tempo indeterminado. A administração municipal já pensa em decretar situação de emergência, buscando evitar ainda mais o agravamento da situação.
O prefeito Renato Machado, do Progressistas, destaca que o esquema tem permitido que o município mantenha o controle do abastecimento, tanto da zona rural quanto na zona urbana. “Dentro de nossa limitação, conseguimos atender toda a demanda da comunidade. Hoje estamos com dois caminhões atendendo cerca de 280 famílias no interior do município. Também utilizamos caminhão para auxiliar no abastecimento, além da rede, para as famílias que vivem na zona urbana. Toda água potável do município é coletada em seis poços artesianos”, explica.
O gestor solicita a colaboração da comunidade para o consumo moderado e sem desperdício de água. Ele solicitou que veículos e calçadas não sejam lavados com mangueira e torneira aberta, bem como o uso de piscinas seja moderado para diminuir o consumo.
Atualmente a captação de água de Hulha fica, em média, na casa dos 30 mil litros/hora nos seis poços artesianos. A prefeitura conta com dois caminhões pipa com reservatório para capacidade de oito mil litros cada, e um trator pipa com capacidade de armazenar quatro mil litros de água. Esses veículos coletam e distribuem água no interior e na sede do município todos os dias. No interior é distribuído diariamente, em média, de 15 e 20 mil litros de água. A distribuição de água no interior contempla 280 famílias.
Esses veículos também são responsáveis por abastecer os reservatórios com menor capacidade de captação de água. Por exemplo, a caixa de água da Igreja Católica é abastecida com 16 mil litros de água diariamente. Já o reservatório do bairro Floresta recebe, em média, 24 mil litros de água por dia.

Medidas para solucionar a falta de água
A água é uma pauta constante da Administração Municipal que busca junto as esferas estadual e federal, medidas para solucionar ou reduzir o problema no município. “Estamos buscando alternativas foras do município mas, muitas vezes o retorno é quase nada. Não precisamos de mais caminhão pipa, precisamos é de água potável”, enfatiza o prefeito.
Entre os cuidados apontados pelo chefe do Executivo hulhanegrense, ele destaca o projeto que prevê a instalação de hidrometria em toda a zona urbana da cidade, a fim de controlar o uso excessivo de água no município.
O problema histórico de abastecimento de água em Hulha Negra deverá ser resolvido com a construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) e de uma rede adutora de água que ligará o reservatório de água da UTE Pampa Sul e a ETA de Hulha Negra permitindo a captação de água para o município na barragem da Usina. A ETA, a primeira do município, será construída na Trigolândia, cerca de três quilômetros da sede do município.
A ação mais palpável foi a liberação do poço da Serra da Hulha que injeta em média, cinco mil litros/horas na rede. A água é armazenada no reservatório e coletada pelo caminhão pipa que abastece a sede e o interior de Hulha Negra.

Dicas para economizar água
Há sete dicas essenciais para economizar água. Veja o quanto está gastando e quanto poderia economizar:
1. Tome banhos mais curtos. Um banho longo pode gastar mais de 250 litros de água, e um banho de 5 minutos pode economizar até 200 litros.
2. Evite a válvula de descarga de parede e utilize vaso sanitário com caixa acoplada para evitar o uso maior de água. A descarga de parede utiliza cerca de 15 litros de água enquanto a caixa consome 6 litros a cada uso.
3. Uma torneira aberta normalmente utiliza entre 10 e 20 litros a cada minuto. Se ela estiver pingando, pode gastar até 50 litros por dia, ou seja, aproximadamente 1500 litros por mês. Portanto fique atento a torneiras.
4. Ao escovar os dentes, procure manter a torneira fechada. E, se possível, utilize um copo para fazer o bochecho. É possível economizar até 5 litros de água em apenas uma escovação.
5. Problemas nos encanamentos. Vazamentos pequenos em canos podem desperdiçar mais de 5000 litros de água a longo prazo.
6.Utilize balde com a água que sobra da máquina de lavar roupa para lavar o carro. Se você lavar o seu automóvel com uma mangueira, pode gastar até 500 litros de água em uma lavagem.
7. A água que sai da lavadora de roupas pode ser utilizada para outras tarefas: Lavar a casa, quintal e calçadas da casa.

Fonte: Jornal Minuano

Aposta inteligente: Como o código promocional da Betano pode mudar seu jogo

Ao fazer apostas esportivas com o código promocional da Betano, o seu saldo inicial é dobrado, alavancando sua banca inicial. O dinheiro extra pode ser utilizado de forma super flexível em todos os esportes que a plataforma oferece.   Mas para utilizar o benefício da melhor forma, é fundamental apostar com estratégia e inteligência. Ao longo do texto, você verá