seg, 14 de julho de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.07.25

RS é o estado que mais localizou desaparecidos com o uso do banco de dados com perfil genético

Das 44 pessoas identificadas em todo o país, 21 são de desaparecidos do estado. Dados coletados voluntariamente de parentes de desaparecidos foram utilizados para a construção de árvores genealógicas genéticas.

O Rio Grande do Sul é o estado brasileiro que mais localizou desaparecidos com o uso do banco de dados com perfil genético.

Segundo o último relatório da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG) da Secretaria Nacional de Segurança Pública, numa integração com o Instituto Geral de Perícias (IGP), das 44 pessoas identificadas em todo o país, 21 são de desaparecidos do estado. O levantamento foi divulgado em dezembro.

As informações começaram a ser armazenadas em 2012, e a primeira identificação aconteceu cinco anos depois.Os dados coletados voluntariamente de parentes de desaparecidos foram utilizados para a construção de árvores genealógicas genéticas.

Livramento respira a expectativa de novos Free Shops

O cenário do comércio na fronteira entre Brasil e Uruguai está prestes a vivenciar uma transformação significativa. Com a iminente abertura de três novos free shops em Sant’Ana do Livramento, prevista para outubro, a cidade gaúcha se posiciona como um novo polo para compras livres de impostos, historicamente dominado pela vizinha Rivera, no Uruguai. Essa expansão se soma a uma