qui, 24 de abril de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.04.25

RS é o estado que mais localizou desaparecidos com o uso do banco de dados com perfil genético

Das 44 pessoas identificadas em todo o país, 21 são de desaparecidos do estado. Dados coletados voluntariamente de parentes de desaparecidos foram utilizados para a construção de árvores genealógicas genéticas.

O Rio Grande do Sul é o estado brasileiro que mais localizou desaparecidos com o uso do banco de dados com perfil genético.

Segundo o último relatório da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG) da Secretaria Nacional de Segurança Pública, numa integração com o Instituto Geral de Perícias (IGP), das 44 pessoas identificadas em todo o país, 21 são de desaparecidos do estado. O levantamento foi divulgado em dezembro.

As informações começaram a ser armazenadas em 2012, e a primeira identificação aconteceu cinco anos depois.Os dados coletados voluntariamente de parentes de desaparecidos foram utilizados para a construção de árvores genealógicas genéticas.

NOTA À IMPRENSA: Líder da Oposição repudia esquema bilionário de descontos indevidos em benefícios do INSS

O líder da oposição na Câmara dos Deputados, deputado federal Zucco (PL-RS), repudiou nesta quarta-feira (23) um dos maiores escândalos já registrados na Previdência Social brasileira. A acusação envolve descontos indevidos realizados diretamente na folha de pagamento de beneficiários do INSS, por parte de supostas associações e entidades que operam sem autorização legal. Zucco destacou que, com a ampla repercussão