qua, 17 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

RS é o estado que mais localizou desaparecidos com o uso do banco de dados com perfil genético

Das 44 pessoas identificadas em todo o país, 21 são de desaparecidos do estado. Dados coletados voluntariamente de parentes de desaparecidos foram utilizados para a construção de árvores genealógicas genéticas.

O Rio Grande do Sul é o estado brasileiro que mais localizou desaparecidos com o uso do banco de dados com perfil genético.

Segundo o último relatório da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG) da Secretaria Nacional de Segurança Pública, numa integração com o Instituto Geral de Perícias (IGP), das 44 pessoas identificadas em todo o país, 21 são de desaparecidos do estado. O levantamento foi divulgado em dezembro.

As informações começaram a ser armazenadas em 2012, e a primeira identificação aconteceu cinco anos depois.Os dados coletados voluntariamente de parentes de desaparecidos foram utilizados para a construção de árvores genealógicas genéticas.

Ângelo Borghetti é reconduzido ao cargo de procurador-geral do MPC

  Nesta segunda-feira (22), ocorre, às 10h, a cerimônia de posse do procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Ângelo Borghetti, no auditório Romildo Bolzan, na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), em Porto Alegre. Ele será reconduzido ao cargo para o biênio 2025-2027. A nomeação de Borghetti foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 24