qui, 8 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Futuro do pacote do Piratini começa a ser definido com aliados

Embora a tendência seja a de convocação extraordinária, governo ainda não decidiu se colocará os projetos em votação durante o recesso

O debate sobre os projetos que integram o pacote do governador Eduardo Leite e que devem ser votados em convocação extraordinária no final do mês será retomado na quarta-feira (8), em reunião com os líderes da base aliada. A data foi definida nesta sexta-feira (3), durante encontro do governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior, com o líder do governo na Assembleia, deputado Frederico Antunes (PP).

Na conversa, ficou acertado que Frederico chamará os líderes para avaliar quais projetos estão maduros para entrar em votação e se é o caso de deixar algum para mais tarde.

— O ideal é votarmos tudo agora, porque quanto mais próximo da eleição, mais difícil será discutir temas polêmicos, mas faremos uma avaliação criteriosa — disse Ranolfo à coluna.

Entre os dias 14 e 15 ocorrerá nova reunião sobre os projetos, dessa vez com a participação de representantes do Executivo. Embora a tendência seja a de convocação extraordinária, o governo ainda não decidiu se colocará os projetos em votação durante o recesso. A decisão será tomada depois de ouvir as ponderações dos aliados.

Um dos temas que exigirão análises técnicas e políticas é o plano de carreira dos professores. O fato novo do recesso é a correção do piso nacional do magistério em 12,84%, o que deixa defasada, antes de ir a votação, a tabela de subsídios.

A vigorar o piso de R$ 2.886,15, 12 das 36 faixas precisarão de completivo, subvertendo o espírito do plano, de espaçamento entre níveis e classes.

Os aliados também serão chamados a opinar sobre o impasse na recuperação das aulas perdidas com  a greve. Esse assunto estará no topo da lista de prioridades de Ranolfo na reunião com Leite, na segunda-feira (6), quando o governador retornar.

É possível que, depois de conversar com os secretários Otomar Vivian (Casa Civil) e Faisal Karam (Educação), o Piratini responda ao pedido do Cpers para antecipar a audiência do dia 10 para o dia 6.

Aliás

Quando Ranolfo Vieira Júnior foi nomeado para a Secretaria da Segurança Pública, a ideia era que ficasse no cargo por um ano e passasse o bastão.

 Na linha “não se mexe em time que está ganhando”, a substituição saiu de pauta  e o governador Eduardo Leite nem cogita mudar o comando de uma das áreas mas delicadas da administração estadual.

Curso nos EUA

O secretário da Agricultura, Covatti Filho, embarcou nesta sexta-feira para os Estados Unidos. Além de aperfeiçoar o inglês, o secretário vai fazer um curso de gestão administrativa e de pessoas na Universidade de Columbia, em Nova York.

— O curso mostra exemplos de como administrações no mundo todo lidaram com suas dificuldades. Na parte de gestão de pessoas e liderança, analisa o novo perfil de agentes políticos — relata.

Covatti vai passar todo o mês de janeiro nos EUA. O curso, as passagens e a estadia serão bancados com recursos próprios. Até o retorno, a pasta será chefiada pelo secretário-adjunto Luiz Fernando Rodriguez Junior.

Sanção

Aprovado em dezembro pela Assembleia, o novo código ambiental será sancionado pelo governador Eduardo Leite na quinta-feira (9), em ato festivo. A ideia é reunir o maior número de deputados para valorizar o trabalho do Legislativo nas mudanças que devem desburocratizar as concessões de licenças ambientais no Estado.

Fonte: Gaúcha/ZH

Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo