qui, 8 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Remoção de baleia jubarte será terminada nesta segunda-feira, em Tramandaí

Biólogos ainda vão analisar causas para animal de grande porte encalhar na costa

A remoção completa da baleia da espécie jubarte, que encalhou e morreu entre as praias de Oásis e Jardim do Éden, na zona sul de Tramandaí no começo da noite de sábado, ocorrerá na segunda-feira. O incidente atiçou a curiosidade dos frequentadores do local e foi um ingrediente a mais na tumultuada manhã de ontem, quando uma equipe da Prefeitura foi remover corpo do animal, que já teria encalhado morto, segundo informação do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar/Ufrgs).

O trabalho de remoção para a areia começou pouco antes das 10h e foi interrompido às 13h. Nesta segunda-feira, antes das 7h, profissionais do Ceclimar irão fazer coleta e análise do animal encalhado e, em seguida, máquinas vão terminar o trabalho, enterrando a carcaça.

De acordo com o biólogo Maurício Tavares, do Ceclimar/Ufrgs, a baleia jubarte não é incomum em nosso litoral. “Elas se reproduzem em Abrolhos, na Bahia, e fazem o trajeto entre o arquipélago e extremo sul do continente em uma linha mais afastada da costa, diferentemente de outra espécie mais conhecida, que é a baleia franca, que se aproxima mais”, explica. Tavares afirma que só uma análise no local vai determinar a causa da morte. “Vamos verificar se o animal tem marcas de colisão com navio. Mas pode também ter morrido por outro motivo”, avalia.

O animal que encalhou não foi medido, mas pode ter entre 5 e 8 metros de comprimento. O biólogo disse que foi avisado da aproximação do corpo pelos Guarda-Vidas. Eles avistaram a carcaça boiando na guarita 164 e 167 e esta acabou encalhando entre as de número 169 e 170. “Estimamos entre 10 e 11 toneladas o seu peso. Tivemos dificuldades com a máquina e as cordas. Mas vamos terminar o serviço com uma segunda máquina no começo da manhã desta segunda-feira”, projetou o secretário municipal da Zona Sul de Tramandaí, Adan D’Ávila.

Uma retroescavadeira rebocou o bicho da beira da água em direção à areia. Durante a operação, guarda-vidas e a Brigada Militar afastaram os banhistas e isolaram a área, a fim de evitar acidentes, como o desprendimento de alguma parte da baleia ou o rompimento de cordas.

Fonte: Correio do Povo

Foto: Alina Souza

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo