qui, 8 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Prefeito Ico publica nota de esclarecimento nas redes sociais

NOTA DE ESCLARECIMENTO

SOLIMAR CHAROPEN GONÇALVES, vem a público externar esclarecimentos em razão da denominada Operação Parceria, ocorrida em data de 27/12/2019, que culminou com o seu afastamento temporário do exercício de Prefeito Municipal e de outros integrantes da Administração Municipal.

Primeiramente, mesmo perplexo e sentindo-me injustiçado com a medida Cautelar ajuizada, acolhi integralmente a determinação judicial, porém, seguramente, vou resguardar meu direito constitucional de empreender as medidas judiciais cabíveis e pertinentes, tão logo tenha ciência do inteiro teor da decisão que autorizou referida Operação, o que não ocorreu até o momento.

Esclareço à comunidade santanense, que a Operação ocorre no âmbito de um Inquérito promovido pelo Ministério Público Estadual, o que significa dizer que se trata de medida de caráter preambular voltada à elucidação de fatos e circunstâncias relativos à contratação, mediante Termo de Parceria, de entidade pela Gestão Municipal, E DIGA-SE DE PASSAGEM, COM A LIBERAÇÃO DE RECURSOS NA ORDEM DE QUATRO MILHÕES DE REAIS, ATRAVÉS DA VICE-PREFEITA E ATUAL PREFEITA EM EXERCÍCIO, SRA. MARI MACHADO, ENQUANTO SECRETÁRIA DO PLANEJAMENTO.

Desde já, manifesto que as alegações de desvios e irregularidades, amplamente noticiadas, restarão devidamente refutadas ao longo da tramitação do processo, que deverá observar o princípio da ampla defesa e do contraditório, uma vez que a contratação da referida OSCIP se deu de forma pública e atendeu aos interesses da Administração, em face dos obstáculos existentes para novas contratações temporárias, para cargos na educação.

Por outro lado, sempre estive à disposição para prestar todas as informações necessárias a respeito dos fatos, e manifesto, de pronto, minha intenção em colaborar amplamente com as investigações, prestando os esclarecimentos cabíveis, à exemplo do que já vinha fazendo junto ao Ministério Público, antecipadamente ou sempre que solicitado.

Ademais, todos os valores repassados a OSCIP foram objeto de Prestação de Contas, a qual se encontra à disposição do Ministério Público, entretanto, como é de conhecimento público, parte das verbas deixaram de ser repassadas sempre que entendeu-se pela falta ou necessidade de esclarecimentos quanto à sua comprovação.

Assim, o ato de afastamento temporário é despido de qualquer juízo definitivo acerca de supostas irregularidades que tenham ocorrido, uma vez que se deram pela preservação da investigação e não em caráter sancionatório, em cumprimento a uma decisão proferida em uma medida judicial que tramita em segredo de justiça e que até o momento não se teve acesso ao seu inteiro teor.

Dessa forma, manifestações que ultrapassam esse juízo preliminar são decorrência de desinformação ou má-fé, pois sequer os agentes políticos têm conhecimento da motivação que ensejou a decisão.

Por fim, tanto em respeito aos envolvidos na Operação quanto à sociedade santanense, espero que as manifestações públicas e relativas à Operação guardem fiel consonância às suas reais circunstâncias.

Santana do Livramento, 29 de dezembro de 2019.

SOLIMAR CHAROPEN GONÇALVES

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo