sex, 2 de maio de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Casos de queimadura por água-viva atendidos desde o início do verão ultrapassam 10 mil no litoral do RS

Somente nesta sexta-feira (27), a Operação Golfinho atendeu 2,1 mil pessoas com queimaduras provocadas pelos animais. Guarda-vidas disponibilizam vinagre para amenizar a dor do ferimento.

Somente nesta sexta-feira (27), a Operação Golfinho atendeu 2,1 mil pessoas com queimaduras provocadas pelos animais. Guarda-vidas disponibilizam vinagre para amenizar a dor do ferimento.

Entre 21 e 24 de dezembro, os agentes haviam atendido 1,4 mil pessoas com as queimaduras. Em todo verão do ano passado, o balanço apontou 110.111 mil ocorrências.

Os guarda-vidas disponibilizam vinagre, que é utilizado para amenizar a dor, aos atingidos.

O que fazer em caso de queimadura

Como a água-viva tem tentáculos carregados de toxinas capazes de queimar a pele e de provocar ardência, é recomendado que o banhista saia da água assim que notar desconforto.

  • Leve para a praia uma garrafinha com vinagre para aliviar a queimação da região afetada.
  • Se não tiver vinagre, passe água salgada (do mar).
  • Em alguns casos, o animal pode deixar partes do tentáculo na pele do banhista.
  • Para retirar os tentáculos, é possível usar uma pinça ou palitos de picolé.
  • Não esfregue a parte do corpo queimada.

Fonte: G1/RS

Foto: Nathalia King/RBS TV

Jogo amistoso entre as atléticas da URCAMP e UNIPAMPA

Sábado dia 03/05 as 14hs no campo da URCAMP anexo a universidade. Um jogo amistoso entre as atléticas da URCAMP e UNIPAMPA, Vademaski e Ovelhas Negras, dividirão o campo em uma partida de interação e diversão entre as universidades. Venha participar, traga seu mate e família para assistir e incentivar o esporte entre estudantes. Organização : Diretório Acadêmico do Curso

Resumo de sexta-feira – 02/05/2025

Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais   CORREIO BRAZILIENSE – Presidente do INSS vai responder diretamente a Lula e AGU   O ESTADO DE S. PAULO – Tarifaço afasta investidores dos EUA; Europa é o primeiro destino   FOLHA DE S. PAULO – Sobe para 9% parcela que nega risco de mudanças climática, diz Datafolha   O GLOBO