sáb, 3 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Atualização da greve dos servidores e expectativa para 2020

O ano de 2019 foi marcado por muitas greves por parte dos servidores estaduais

Dezenas de protestos foram registrados e nos últimos dias do ano algumas atualizações ficaram pendentes, confira como está os principais movimentos que impactam diretamente no município.

Greve dos Professores

Para a representante do 23º núcleo do Cpers, Adriana de Leon, a greve só será suspensa após a negociação dos dias parados e garantia de que as escolas terão autonomia para construir os calendários de recuperação: “Após negociação com o governo e assim que o governo chamar a Assembleia Legislativa para votação estaremos convocando uma Assembleia Geral da nossa categoria”.

Brigada Militar

Conforme André Luís Pereira, a ASSTBM Regional Livramento, juntamente com ABAMFº e a classe Brigadiana, se mantêm em permanente mobilização para, nos primeiros dias de janeiro de 2020, deflagrar ações com objetivo de sensibilizar a classe política e alertar a opinião pública quanto às graves consequências que sofrerá a segurança da população se o projeto proposto pelo Governador Eduardo Leite, que irá à votação no final do mês de janeiro, for aprovado: “As perdas salariais são consideráveis, com números que estão gerando inquietação no que se refere ao futuro da própria corporação. Uma avalanche de solicitações de transferência para a reserva estão sendo encaminhadas diariamente. Os Coronéis, Ten. Coronéis e Majores terão perda de 15%, já os Capitães terão acréscimo de 60% em seus proventos, sendo que os mais atingidos serão os Brigadianos chamados de linha de frente, que estão no enfrentamento diário no combate à criminalidade, terão perdas irreparáveis e nada alentadoras, com o 1º Tenente perdendo 35% do que atualmente recebe, 1º Sargento 24%, 2º Sargento 27%, 3º Sargento em extinção 20% e Soldados 19%.”, conta.

Polícia Civil

A polícia civil encerrou, no último dia 20, a greve geral, mas se mantém com a chamada Operação Padrão. O sindicato alerta para que, quando for iniciado o processo de votação do pacote por parte da Assembleia Legislativa, a greve será deflagrada novamente.

João Victor Montoli
[email protected]

Nota à Imprensa – queda do ministro Carlos Lupi

  A saída do ministro da Previdência, Carlos Lupi, é a confirmação de que sua permanência no cargo se tornou insustentável diante da gravidade do escândalo envolvendo descontos indevidos em aposentadorias e pensões. Sua omissão, somada às inúmeras irregularidades identificadas, torna justa – embora tardia – a sua exoneração. No entanto, é preciso deixar claro que esta é apenas a