qui, 11 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Bolsonaro veta projeto que obriga governo a oferecer sangue e medicamentos para pacientes do SUS

Presidente justificou decisão pela “inconstitucionalidade e contrariedade ao interesse público”

O presidente Jair Bolsonaro vetou o projeto de lei aprovado no Congresso que garantia a disponibilização, para todos os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), de “sangue, componentes, hemoderivados, medicamentos e demais recursos necessários ao diagnóstico, à prevenção e ao tratamento de suas doenças”.

A proposta inicial, do ex-governador de Goiás, senador Marconi Perillo (PSDB-GO), beneficiava pacientes portadores de coagulopatias congênitas (hemofilias). Contudo, o texto foi alterado no Senado e estendeu a medida para todos os pacientes do SUS.

Bolsonaro justificou o veto pela “inconstitucionalidade e contrariedade ao interesse público”. A decisão levou em consideração a avaliação dos Ministério da Economia e da Saúde e o fato do projeto ter criado despesa obrigatória do Poder Público, sem indicação de fonte de custeio nem demonstrativo de impacto orçamentário e financeiro.

A decisão do presidente ainda pode ser derrubada pelo Congresso Nacional.

Fonte: Gaúcha/ZH

Foto: Internet

Solicitud de colaboración para encontrar documentos perdidos

Se solicita la colaboración de la población en general para poder encontrar una billetera de cuero color negro con documentos varios (brasileros y uruguayos) a nombre de, Joaquín Atahualpa Oclo. Dichos documentos fueron extraviados en la vía pública cuándo el propietario de los mismos se dirigía desde la ciudad de Rivera con destino al centro de la ciudad de Santana

Ganha-Ganha Farroupilha leva cavalo, chama crioula e música gaúcha para Shopping de Porto Alegre

Demonstração de doma racional e apresentação musical aconteceu no Shopping Total, no bairro Floresta, na Capital Nos dias de hoje é comum vermos as pessoas andando com seus cachorros pelo shopping, mas nesta quarta-feira (10/9), outro animal fez uma visita a um centro de compras: um cavalo. A presença do animal símbolo dos gaúchos fez parte de mais uma ação