ter, 1 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Temporal causa estragos em Erechim

Vendaval durou 20 minutos e ninguém ficou ferido

Um temporal registrado no início da noite deste sábado em Erechim, no Norte do Estado causou diversos estragos na cidade. Segundo o Corpo de Bombeiros, o forte vento acompanhado de chuva, inclusive de granizo, atingiu a área urbana e derrubou árvores em 25 ruas e avenidas.

Árvores foram derrubadas sobre automóveis e residências, postes caíram e interromperam o fornecimento de energia elétrica. No Presídio Estadual, um tronco caiu sobre uma viatura. Moradores relataram que o temporal durou poucos minutos, mas causou pânico e destruição. Ainda conforme os bombeiros, algumas pessoas ficaram presas dentro de suas casas, pois as árvores caíram e danificaram a entrada das residências.

Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Municipal trabalharam na noite desse domingo para desobstruir as vias públicas e também para retirar as árvores que caíram sobre veículos e residências.

Os locais onde foram registrados os maiores danos são as avenidas Sete de Setembro e Mauricio Cardoso, além de ruas do bairro Morada do Sol. Além disso, na rua Alemanha, uma árvore atingiu um veículo e foram registrados alagamentos na rua Sergipe, onde três postes foram derrubados pelo vento.

Dois postes caíram na rua Santa Inês e na avenida Comandante Kraemer, árvores caíram e interromperam o trânsito. O vento também derrubou troncos nas rodovias ERS135 e ERS 420 entre Erechim/Aratiba.

Os bombeiros informam que foram 20 casas sofreram danos e que foram distribuídos 800 metros de lonas. Mesmo com a intensidade do vendaval, que durou 20 minutos, ninguém ficou ferido.

Fonte: Correio do Povo

Foto: Au Online / Divulgação / CP

Serasa disponibiliza 0800 emergencial para brasileiros quitarem dívidas com bancos e financeiras

• Mutirão nacional que reúne 40 maiores bancos e financeiras do país oferece telefone gratuito para facilitar negociações. • Descontos de até 97% beneficiam 35 milhões de pessoas que têm dívidas bancárias. • Alta adesão faz Serasa estender ação especial de negociação com bancos até dia 11 de julho. • No Rio Grande do Sul mais de 28 mil acordos

Nota oficial – Judicialização do IOF

  A decisão da Advocacia-Geral da União (AGU) de acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a deliberação soberana da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, que sustou o aumento do IOF, é uma afronta inaceitável ao Poder Legislativo e um grave atentado à democracia. Trata-se de mais uma tentativa autoritária do governo Lula de judicializar um tema eminentemente