qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Apenas 54% da frota paga IPVA no Rio Grande do Sul

Maior parte dos isentos é formada por veículos com mais de 20 anos

Da frota de 6,9 milhões de veículos cadastrados no Rio Grande do sul, 3,1 milhões (46%) estão isentos do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), graças a leis estaduais e federais. A maior parte dos isentos é formada por veículos com mais de 20 anos de fabricação (2,5 milhões).

Também estão livres de pagar o IPVA 494, 4 mil automóveis que têm valor de mercado inferior a quatro Unidades Padrão Fiscal (R$ 78,14), 31,1 mil veículos oficiais, 20 mil de propriedade de pessoas com deficiência, 12,7 mil táxis e 6,7 mil ônibus.

Completam a lista de isentos veículos de transporte escolar, os de propriedade de templos, instituições sociais e sindicatos trabalhistas e os táxis-lotação.

Todas as isenções estão previstas na Lei Estadual 8.115, de 1985, que abarca todas as imunidades previstas em nível federal e inclui as que estão vigentes apenas no Rio Grande do Sul.

Conforme calendário divulgado nesta sexta-feira (13) pelo governo estadual, o IPVA estará disponível para pagamento a partir de 17 de dezembro. Os contribuintes que optarem pela quitação antecipada têm como data-limite o dia 30 deste mês e os descontos poderão alcançar até 24,92%.

Neste período, o motorista terá redução de 3% no total do imposto e poderá se valer ainda do valor da Unidade de Padrão Fiscal (UPF-RS) nos patamares de 2019 — na virada do ano, há atualização, estimada em 3,35%.

Fonte: Gaúcha/ZH

Foto: Ronaldo Bernardi / Agência RBS

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con