seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Presidente da Federasul descarta apoiar renovação das alíquotas majoradas de ICMS

Simone Leite diz que a entidade já fechou questão contra a possibilidade de aumento de impostos

Depois de apoiar a manutenção das alíquotas majoradas do ICMS nos dois primeiros anos do governo Eduardo Leite, a presidente da Federasul, Simone Leite, descarta avalizar qualquer iniciativa que não seja a redução da carga tributária a partir de 2021. Embora o governo já tenha manifestado que não pretende prorrogar a elevação no tributo, deputados estaduais acreditam que a medida será inevitável, por conta da situação financeira do Estado.

A entidade já manifestou apoio ao pacote enviado pelo governo à Assembleia e acredita que a aprovação contribuirá para evitar um novo período com as alíquotas elevadas. Na campanha eleitoral de 2018, Leite se comprometeu a manter as taxas atuais (com a básica ampliada de 17% para 18%) apenas nos dois primeiros anos de gestão.

— Nós demos um voto de confiança ao governador e fizemos a cota de sacrifício quando trabalhamos pela manutenção das alíquotas. Agora chegou a hora de os servidores fazerem sua cota sacrifício — defendeu Simone, em entrevista antes da reunião-almoço com deputados, nesta quarta-feira (11).

A dirigente empresarial disse acreditar no “bom senso” de Eduardo Leite e dos deputados estaduais mas ressaltou que, mesmo em eventual reprovação dos projetos que tramitam na Assembleia, a entidade já fechou questão contra a possibilidade de aumento de impostos.

— Esta é uma cláusula pétrea na nossa gestão. Não vamos abrir mão de reduzir a carga tributária em nenhuma hipótese — reforçou.

Na terça-feira (10), o ex-líder do governo Sartori na Assembleia, Gabriel Souza (MDB), disse que o governo não terá saída e precisará propor um aumento na carga tributária, seja pela simples prorrogação de alíquotas ou por meio de uma reforma tributária estadual.

Fonte: Gaúcha/ZH

Foto: Rosi Boninsegna / Federasul

Confira a programação da casereada no galpão da Praça General Osório

A Associação Tradicionalista de Sant’Ana do Livramento (ATSL) promove de 15 a 19 de setembro a Casereada Artística e Cultural, evento que integra a programação da Semana Farroupilha 2025. A iniciativa, com entrada gratuita, acontecerá no Galpão da Praça General Osório e tem como objetivo celebrar a cultura, a arte e a tradição gaúcha. A programação inclui uma variedade de

“Pescó” un cohete militar en el arroyo Mangueras en Rivera

Un insólito hecho se registró en horas de la tarde de este pasado sábado 13 de setiembre en el departamento de Rivera. Según información periodística que posee A Plateia en español, en dicha ocasión un hombre se encontraba pescando en el arroyo Manguera, ubicado a la altura del kilómetro 72.200 de Ruta 28 en el interior del departamento de Rivera,