sáb, 25 de outubro de 2025

Brasileiras são acusadas de usar indígenas para fraudar INSS

Duas brasileiras, uma delas servidora do Estado de Roraima são acusadas de usar indígenas guianenses para fraudar INSS.

 

A Força-Tarefa Previdenciária cumpriu seis mandados de busca e apreensão, na capital Boa Vista e em Bonfim – cidade roraimense que faz fronteira com Lethem, na Guiana.

As investigações identificaram ao menos 56 benefícios concedidos mediante fraude. As irregularidades ocorriam em diversas espécies de concessões do INSS, entre elas, aposentadorias e salário-maternidade.

Segundo a Polícia Federal, uma servidora pública estadual em parceria com uma brasileira residente em Lethem convenciam guianenses a participar da fraude.

Os estrangeiros, a maioria idosos indígenas recebiam declarações falsas de que seriam pertencentes a tribos brasileiras.

A declaração permitia que os estrangeiros expedissem certidões de nascimento brasileiras e todos os demais documentos exigidos pelo INSS.

Levantamento da Força-Tarefa aponta que quase R$2 milhões em benefícios irregulares já haviam sido pagos. Mas o dinheiro – pelo menos a maioria dele, não ficava com os guianenses.

As investigações apontam que a mentora do esquema ficava com os cartões, fazendo empréstimos consignados e sacando os valores dos benefícios. Aos falsos-beneficiários, as acusadas repassavam apenas R$50 por mês.

A Operação Terminum foi realizada nesta quarta-feira, em conjunto com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Fonte: EBC

Foto: Internet

Jovens do Partiu Futuro Reconstrução chegam em Valência para segunda parte da missão internacional

Os cinco jovens gaúchos do programa Partiu Futuro Reconstrução chegaram nesta sexta-feira (24) a Valência, na Espanha, para dar continuidade à missão internacional de aprendizado e troca de experiências. Após quatro dias de intensa agenda em Barcelona, o grupo segue ampliando conexões e acumulando vivências que fortalecerão ações de transformação nos territórios atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

TCE-RS aponta irregularidades em transporte escolar no município de Fontoura Xavier

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), em análise ao relatório do Serviço Regional de Auditoria de Passo Fundo (SRPF), concedeu tutela de urgência apontando irregularidades no sistema de transporte escolar do Executivo Municipal de Fontoura Xavier. A decisão destaca falhas graves e atuais que comprometem a segurança dos alunos e a regularidade da execução contratual, além de indicar sérios