sáb, 13 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Luzes de satélites surpreendem moradores de várias cidades gaúchas

Moradores comentaram nas redes sociais sobre estranhos pontos luminosos. Especialista explica que se trata de satélites Starlink da SpaceX.

Uma série de pontos luminosos em linha no céu do Rio Grande do Sul chamaram a atenção de muitos gaúchos nesta sexta-feira (6). Apesar de muitas especulações nas redes sociais, especialistas garantem que o fenômeno, na verdade, se trata de satélites artificiais.

No Twitter, um morador de Independência, no Noroeste do estado, pediu aos seguidores que olhassem para o céu para ver uma série de luzes em linha. Outro citou muitos pontos passando enfileirados para a mesma direção, e questionou até mesmo a Nasa pelo fenômeno.

Teve quem descrevesse as luzes em formato de um arco, de um lado do céu até o outro, e desconfiasse de drones. E um porto-alegrense até brincou com a situação: “Será que os aliens atenderam meu pedido de resgate?”.

Em Sant’Ana do Livramento, deputado Cadó acolhe reinvindicações na Câmara de Vereadores

Em roteiro pela região da Fronteira Oeste, na sexta-feira (12), o deputado estadual Tiago Cadó (PDT) acolheu reivindicações na Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento. No diálogo com o presidente do Legislativo Municipal, Felipe Torres (PL), Cadó apresentou as diretrizes do trabalho da frente parlamentar que preside no parlamento gaúcho – com foco na Lei de Segurança Nacional aplicada